Hemu alerta para o autocuidado na campanha Outubro Rosa

Foto: Marilane Correntino

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, no ano de 2022, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. É o tipo de tumor mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma.

Atenta à saúde de seus trabalhadores e engajada na campanha do Outubro Rosa, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu) em conjunto com o  Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e equipe multiprofissional, promoveu uma programação especial em dois dias, 21 e 26 deste mês.

Para marcar o mês de conscientização, a unidade de saúde recebeu uma decoração especial com balões nas cores da campanha, formando um grande laço. Também foram repassadas informações sobre as formas de prevenção e entregues folhetos explicativos sobre o assunto.

A abertura das atividades ocorreu no dia 21 de outubro, realizada pela diretora técnica da unidade, Cristiane Carvalho, e o presidente da Cipa, Leonardo Pimenta. Eles alertaram para o trabalho de conscientização sobre a campanha e conclamaram a todos para adesão na luta contra a doença. “O câncer de mama, se descoberto no início, as chances de cura são muito grandes, então é fundamental que todas fiquem atentas a qualquer sinal. O diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas”, ressaltou a diretora.

Os colaboradores assistiram a uma apresentação da peça de teatro “Amigos do peito”, encenada pelas colaboradoras Cecília Magalhães e Itatiana Meireles. Com uma abordagem cômica e engraçada, elas  enfatizaram a prevenção ao câncer de mama, indo ao médico periodicamente  e realizando a mamografia.

Em seguida ouviram a palestra “Se cuidar é um ato de amor”, ministrada pela enfermeira especialista em  saúde pública, Nara Borges. Ela contou a história do poder das mamas, das divindades mitológicas como Vênus e Afrodite, as mamas como fontes de vida. Nara falou sobre o câncer de mama, deu dados da doença, apresentou alguns sinais que podem indicar que a pessoa está com tumor e destacou a importância do diagnóstico precoce, de se tocar, de fazer o autoexame todos os meses. Para tratar de um assunto tão sério, a palestrante usa a estratégia do humor e até colocou algumas voluntárias para dançar. Ao final ela deixou a mensagem “Mulher que se toca, se cuida”

O rosa tomou conta da unidade. O setor de Nutrição lembrou a campanha até nos alimentos. A sobremesa das funcionárias foi algodão doce, na cor rosa, além de bombom com um cartão. Para os pacientes, foi servido cupcake com laço símbolo da campanha.

O Outubro Rosa é tempo de lembrar que quem se ama, se cuida, não somente da saúde, mas também de sua autoestima. Com essa premissa, na quarta-feira, dia 26, foi realizado o workshop automaquiagem, com a maquiadora, tricologista e cabeleireira, Juliana Matoso. A colaboradora Luciana Louzada foi a modelo para a demonstração de como se maquiar. A programação agradou a todos. “Foi maravilhoso! Recebemos informações valiosas e ainda nos divertimos”, pontuou a funcionária Neiva Veneziani. “Esse cuidado nos faz sentir valorizados”, frisou a fisioterapeuta Nathany Silva, que foi contemplada com um dos vários brindes sorteados.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.