O SindHosp – Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de SP compilou, avaliou e criou um e-book de suas 20 pesquisas Covid-19 realizadas ao longo de 18 meses da pandemia (maio de 2019 a outubro 2021). O documento intitula-se “Uma análise da pandemia no Estado de SP” e foi elaborado pelo NIC – Núcleo de Inteligência e Conteúdo do SindHosp.
O material traz um relatório histórico e traça a trajetória da pandemia no período sob a ótica dos hospitais privados pesquisados. Ao todo foram 210 hospitais privados diferentes que participaram da longa pesquisa.
Segundo o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, o documento é um registro histórico da pandemia no estado de São Paulo e aponta etapa por etapa todos os problemas vivenciados pelos hospitais no atendimento a pacientes com Covid-19 como falta de EPIs, materiais e o kit intubação; falta de profissionais de saúde; e cancelamento dos atendimentos não Covid, entre outros.
“Avaliar todos os dados das nossas pesquisas nos dá elementos para que estejamos melhor preparados para outras epidemias e pandemias que estão por vir. O e-book é dirigido a toda população, especialmente para médicos, profissionais de saúde e gestores públicos e privados”, explica.