Em toda história uma lição de vida. Esse é o lema da 5ª edição da campanha promovida pelo grupo solidário Jerônimo Mendonça, de Birigui (SP), de arrecadação de leite ao Hospital Amaral Carvalho (HAC). No dia 21 de maio eles estiveram na instituição para entrega de mais de 13 mil litros.
Com 10 anos de atuação, os integrantes colaboram com entidades daquela região. Há cinco, quando sua esposa fazia tratamento no HAC, um dos organizadores, Abelardo Palma, pensou em ajudar o hospital referência em oncologia. “Acompanhei o tratamento da Liliane e vimos como é importante o suporte aos pacientes carentes, que não têm condições de arcar com hospedagem e refeições”, lembrou.
A ideia da doação de leite foi dela, que não sobreviveu, mas, em sua homenagem, a ação continuou e cresce a cada ano: foram pouco mais de 700 litros na primeira edição; neste ano, o grupo entregou mais de 13 mil litros de leite ao hospital, quantidade suficiente para o consumo de três meses nas Casas de Apoio e unidades de internação, de acordo com o diretor de Apoio Social, Eduardo Piragino.
O desejo do diretor é que as pessoas se espelhem e se inspirem. “Faltam recursos para a assistência social e precisamos de ajuda. Contamos com parcerias importantes, como a da Federação Brasileira das Entidades de Combate ao Câncer – Febec, que organiza eventos para custear nossas atividades em prol dos pacientes carentes, e iniciativas como do Jerônimo Mendonça fazem a diferença”, disse.
O objetivo principal da ação, segundo Abelardo, é incentivar cada vez mais pessoas ao gesto solidário. “Conto a história da minha esposa, que pode não ter tido o final que esperávamos, mas teve um final muito feliz, que é a entrega dessa expressiva doação hoje. Temos que lutar por aqueles que estão em tratamento”.