O primeiro transplante renal da rede pública estadual de saúde do Amazonas foi realizado na quarta-feira (5), no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus. Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Opy Health, responsável pelos serviços não clínicos e pela infraestrutura em regime de PPP (Parceria Público-Privada), a unidade conta com 14 leitos e quatro UTIs exclusivos para transplante.
De acordo com o diretor regional da Opy Health, Thiago Python, o transplante renal é um marco importante para o estado. “Temos orgulho de fazer parte deste trabalho, que colheu um bom resultado após mais de um ano e meio de esforço e preparação. Juntos ao Governo do Amazonas e da equipe clínica, preparamos um suporte operacional de excelência com modernização das instalações e equipamentos, elevando os parâmetros de qualidade na prestação dos serviços ao que é exigido para cirurgias de alta complexidade”, afirma.
Em abril deste ano, a unidade iniciou os atendimentos para pré-transplantes, com consultas via complexo regulador. Cerca de 300 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação no complexo hospitalar. Uma dupla foi selecionada para a realização do primeiro ato cirúrgico e quatro pares estão no processo de avaliação. O paciente é um jovem de 35 anos e o doador (pai) tem 55 anos. O procedimento teve a duração de aproximadamente quatro horas, e foi realizado pelo médico Marcelo Perosa, coordenador do Transplante Sem Fronteiras (TSF).
O governador Wilson Lima destacou a importância da oferta do transplante na rede estadual de saúde. “É a primeira vez que isso acontece no estado do Amazonas totalmente pela rede pública de saúde. Destaco o apoio do Ministério de Saúde, que tem sido fundamental nesse processo; o apoio das associações dos renais crônicos e dos transplantados; da minha equipe e do meu secretário de saúde, e de todos envolvidos, nesse processo. Vamos buscar dar celeridade a esses procedimentos cirúrgicos para proporcionar qualidade de vida a quem necessita fazer o transplante”, frisou Wilson Lima.
O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica. Segundo dados da SECOM (AM), o Amazonas possui cerca de mil pacientes em diálise e aproximadamente 700 pessoas inscritas em outras regiões que poderão realizar os procedimentos no estado em que residem.