Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promove reflexão sobre Saúde Mental

Dinâmica com balão mostra que pequenas coisas do dia a dia afetam a saúde mental

De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Para marcar a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou na segunda-feira (30), a palestra “Saúde mental e autocuidado”, ministrada pela psicóloga da unidade Viviane Ferro.

Organizada pelo setor de Recursos Humanos (RH) do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) – gestor do hospital – e Psicologia, a ação teve como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância de zelar pelos aspectos psicológicos e promover o autocuidado.

Utilizando-se de dinâmicas com balões, Viviane pediu para que todos enchessem um pouco do balão, à medida que ela falasse de alguns acontecimentos corriqueiros que  fazem com que a pessoa fique chateada. Muitos balões ficaram bem cheios, mostrando que coisas do dia a dia afetam a saúde mental.

A psicóloga explicou que saúde mental vai muito além de não ter nenhuma doença da mente e assim como as pessoas cuidam de seu corpo físico, também tem que cuidar do emocional. Viviane abordou sobre os três eixos que envolvem a saúde mental: proteção, promoção e o cuidado/tratamento; falou sobre a saúde mental dos profissionais da saúde; a importância do autocuidado e também de desenvolver novos hábitos.

“Os profissionais da saúde são os que mais adoecem, principalmente pelo estresse no trabalho. Por isso é importante ter autoconhecimento, saber reconhecer seus limites e adotar os cuidados necessários para manter o bem-estar emocional. Em casos em que for necessário, sempre procurar a ajuda de um profissional”, destacou Viviane.

A ação agradou a todos. “Foi muito edificante! Seria bom abordar o assunto mais vezes”, avaliou o colaborador João Batista Macedo. “Achei ótimo! Houve muita interação. A preocupação em ofertar cuidado a quem cuida é fundamental”, pontuou Carla Lucena.

“A nossa instituição preza pela humanização, não somente com os pacientes mas também com os nossos colaboradores. É importante falarmos sobre a saúde mental para explicar e desmistificar sentimentos, ensinando aos colaboradores gestão das emoções”, observou a diretora operacional da unidade, Juliana Paixão.

Ao final, os participantes fizeram uso da terapia do abraço. Também receberam um mimo da equipe do RH.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.