Hospital e Maternidade Santa Joana promove 8ª edição da Caminhada em Apoio à Amamentação

No dia 4 de agosto, a partir das 9h, o Hospital e Maternidade Santa Joana, uma das instituições mais tradicionais de São Paulo, realiza a 8ª edição da Caminhada em Apoio à Amamentação, no parque do Ibirapuera. O evento, que já se tornou tradição entre mães, pais e gestantes de São Paulo, é gratuito e conta com a participação de uma equipe multiprofissional para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a amamentação. O principal objetivo da Caminhada é fornecer informações fundamentais sobre aleitamento materno e proporcionar momentos de lazer e diversão em família. No dia do evento, antes do início da Caminhada, será realizada a entrega de kits para os participantes e exercícios físicos de alongamento com um profissional da área de Educação Física. As gestantes devem levar autorização do obstetra para a prática de exercícios físicos.

A ação está alinhada à 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), criada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (sigla WABA em inglês) e com ações realizadas em mais de 120 países. Esta semana, celebrada de 1º a 7 de agosto, tem como tema central “Aleitamento materno: a base da vida”. De acordo com a rede internacional, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”. O objetivo é informar sobre o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, vincular o aleitamento materno dentro da agenda de nutrição, envolver organizações que trabalham este tema e motivar ações que promovam a amamentação, como esta Caminhada realizada pelo Santa Joana.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a criança seja alimentada exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida. “A amamentação é muito importante para a saúde do recém-nascido. Ela colabora no fortalecimento do sistema imunológico do bebê, no desenvolvimento neurológico e ainda aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho. Além disso, para as mães, colabora para o pós-parto”, ressalta a dra. Clery Bernardi Gallacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Por acreditar na amamentação como fator fundamental para o desenvolvimento da criança, o Hospital e Maternidade Santa Joana tem diversas iniciativas para promover a aleitamento na instituição. Um dos destaques é o incentivo a realização da primeira mamada ainda no centro obstétrico logo após o parto. “É um momento muito especial, que contribui para estabelecer vínculo afetivo entre mãe e filho colabora para o sucesso da amamentação”, explica dra. Clery

Na instituição é realizado também o alojamento conjunto, prática em que o bebê fica com a mãe desde o momento do nascimento e que facilita o processo de aprendizado do amamentar e cuidar do bebê.

O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Santa Joana, mais uma ação de incentivo a lactação, e considerado um dos maiores da América Latina é direcionado ao atendimento das mães cujos bebês estão internados na UTI Neonatal. Assim é possível coletar, armazenar, conservar e fornecer o leite para os bebês prematuros, principalmente aqueles que ficam internados durante muito tempo na UTI. O leite materno possui um elevado valor biológico e seus componentes imunológicos são fundamentais para proteção e desenvolvimento do recém-nascido prematuro.

Para que todas essas ações sejam possíveis o hospital conta com uma equipe especializada em amamentação, auxiliando e orientando as mães na realização da primeira mamada e durante todo o período de internação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.santajoana.com.br/caminhada-amamentação2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.