No mês de outubro, o Heapa – Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (GO) Cairo Louzada “se veste” de rosa e apoia a campanha Outubro Rosa, que alerta a sociedade quanto à prevenção do câncer de mama e saúde da mulher. Com o objetivo de conscientizar os trabalhadores da unidade, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), promoveu nos dias 22, 28 e 29 de outubro, nos turnos diurnos e noturnos, uma série de atividades em alusão ao tema.
Os corredores do hospital foram decorados com balões e faixas rosa, acompanhados de materiais informativos sobre o câncer de mama e laços entregues pelos organizadores do evento. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Heapa, Thelma Alves Costa, que vivenciou de perto esta enfermidade ministrou uma palestra emocionante.
“Eu tive o câncer não tem muito tempo, ainda estou naquela fase de acompanhamento médico pós-tratamento da doença, a qual vou enfrentar por mais três anos”, disse. A enfermeira contou ainda como foi a descoberta e como foi o período do tratamento, quando viu sua rotina mudar completamente, e detalhou um dos períodos mais delicados de sua vida.
Autoexame – Após compartilhar sua bonita história, Thelma ainda explicou como é a doença, o autoexame, tratamento e recuperação. Após o bate-papo, a coordenadora passou um vídeo com toda sua história, antes e depois do câncer de mama, com o intuito de incentivar mulheres e homens para o autocuidado. “O importante é não se sentirem envergonhados e se apalparem para detectar possíveis nódulos. Não é errado se cuidar, errado é se negar ao cuidado”, disse ela.
Segundo Thelma, a vida é muito curta e bonita para ter as chances de se viver bem, perdidas. “Me questionei quando descobri o câncer, mas vi o quão forte eu sou por ter enfrentado e conseguido estar aqui presente, falando sobre minha história à vocês. Se cuidem!”, finalizou.
Vestidos de cor rosa, os colaboradores do Heapa aprovaram a iniciativa da equipe em promover a campanha. O diretor técnico Valdeir Teixeira parabenizou todos os envolvidos e disse ainda que “é essa união que ajuda a disseminar o conhecimento e a prevenção da doença, fazendo a diferença na vida daqueles que amamos”, frisou.