Hospital Inteligente: São Cristóvão Saúde aposta em tecnologia para salvar vidas

Os hospitais necessitam continuamente gerar e coletar dados. Antigamente, tudo era armazenado em arquivos de papel: desde histórico do paciente até consultas e resultados de exames e laboratórios. Hoje, além de possuírem todas as informações necessárias registradas no sistema de saúde, a tecnologia aplicada se estende também a dados e insights de IA, utilizados por hospitais inteligentes de modo a facilitar a tomada de decisões em cada estágio do atendimento ao paciente, além de otimizar os processos.

De acordo com o o Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura, “a velocidade das inovações tecnológicas é muito grande e oferece inúmeras oportunidades para melhorar a qualidade do atendimento, considerando ainda a constante preocupação com a segurança cibernética, a proteção dos dados coletados e das informações sensíveis aos ataques digitais”.

Desse modo, o líder do São Cristóvão Saúde reforça seu compromisso em investir em novas tecnologias: “Temos aperfeiçoado a conectividade e interoperabilidade dos sistemas, avançando em protocolos com apoio à decisão clínica e cada vez mais automatizados. Investimos fortemente na Telemedicina, pois entendemos que é um caminho muito eficiente para fazer o monitoramento dos nossos pacientes”, complementa Ventura.

Benefícios da tecnologia no cotidiano hospitalar

De acordo com a diretora de tecnologia e inovação do São Cristóvão Saúde, Patrícia Hatae, o papel da tecnologia na saúde é preciso e inspirador, revolucionando a forma de como cuidamos da saúde, tanto em termos de prevenção quanto de tratamento. “A capacidade de monitorar indicadores e obter insights valiosos a partir de dados é crucial para a tomada de decisões mais assertivas. Isso se traduz em diagnósticos mais precisos, planos de tratamento personalizados e, consequentemente, melhores resultados para os pacientes. Como o exemplo do uso da Inteligência Artificial (IA), uma aliada poderosa nesse processo, é possível a análise de grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente, como na identificação de padrões e a previsão de riscos, o que contribui para a prevenção de doenças e a otimização dos recursos disponíveis”.

Outro ponto importante destacado por Patrícia Hatae é a necessidade de engajamento de todos os atores da cadeia de saúde para que os benefícios da tecnologia sejam maximizados, incluindo profissionais de saúde, gestores, pacientes e fornecedores de software, indústria farmacêutica, entre outros. “É fundamental que haja um esforço conjunto para garantir que as tecnologias sejam utilizadas de forma eficaz e ética, sempre com foco no bem-estar do paciente”, reforça Hatae. Segundo a especialista, a educação e o treinamento dos profissionais de saúde são essenciais nesse processo, assim como a criação de ações que incentivem a inovação e o acesso às novas tecnologias, tornando-as mais eficientes, personalizada e acessíveis para todos. “Através da colaboração e do uso responsável das ferramentas disponíveis, podemos construir um futuro mais saudável para a sociedade como um todo”, reforça Patrícia.

Outro aspecto da tecnologia são os grandes efeitos de sustentabilidade, tanto operacionalmente quanto financeiramente. “Um bom exemplo disso é a redução do consumo de energia gerada pelo aumento da eficiência de processos e automatização das tarefas, considerando que a medicina de ponta orientada ao paciente é usualmente associada a um altíssimo consumo de energia”, destaca o CEO Valdir Ventura.

Em sua busca contínua pela excelência e qualidade no atendimento aos beneficiários, além do desejo em proporcionar todo o suporte ao corpo clínico durante o atendimento ao público, a instituição anunciou recentemente o lançamento de mais um recurso, destinado aos médicos do São Cristóvão – o Portal Médico São Cristóvão Saúde. “Em uma era onde a tecnologia e a medicina estão intrinsecamente ligadas, a implementação deste portal reafirma nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua. A plataforma, projetada para ser web responsiva, não só oferece uma interface amigável e intuitiva, mas também otimiza processos, economiza tempo e amplia os horizontes da prática médica dentro do São Cristóvão Saúde”, finaliza Patrícia Hatae.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.