Hospital Mãe de Deus conquista mais uma vez a reacreditação pela Joint Commission International

O Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), foi reacreditado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes reconhecimentos em qualidade e segurança em saúde do mundo. A acreditação pela JCI foi em 2012, e hoje o HMD já está em sua terceira reacreditação – a avaliação é refeita a cada três anos.

Por seu nível de excelência, confiabilidade e experiência, a JCI é considerada uma agência verificadora de destaque no setor, o que faz dessa conquista uma prova do compromisso do hospital em seguir os rígidos padrões internacionais de qualidade, segurança e eficiência no atendimento a seus pacientes.

“Esse é um reconhecimento que chega para todo mundo que trabalha no Hospital Mãe de Deus, porque nossas equipes carregam consigo o propósito de atender bem, com qualidade e acolhimento, buscando transformar a vida das pessoas que nos procuram. Estar na terceira reacreditação mostra que estamos sempre buscando o melhor”, diz o Diretor-geral do HMD, Rafael Cremonese.

Algumas práticas do HMD apontam para o pioneirismo do hospital no tema. Podem ser citadas a implementação do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Riscos (SEGER) em 2005, a mensuração de metas de segurança do paciente desde 2007, a realização do primeiro ciclo de pesquisa com metodologia HSOPSC (Hospital Survey on Patient Safety Culture) em 2008, hoje estando no oitavo ciclo, e o reconhecimento como referência nacional em higienização das mãos – o indicador institucional de adesão à higiene de mãos é de 87% na instituição, coletado por meio do método padrão ouro. O HMD é também administrador da página de higiene das mãos dentro do Proqualis, principal site nacional destinado a conteúdos sobre segurança do paciente.

A acreditação hospitalar é uma avaliação, por meio de testes de capacidades técnicas, que buscam comprovar se a instituição é capaz de oferecer com segurança e qualidade seus serviços, por meio de protocolos rígidos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.