Para comemorar o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio (9), o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), de Goiânia (GO), realizou, na última segunda-feira (10), uma homenagem especial para as profissionais e pacientes mamães da unidade. Idealizada pelas equipes de Psicologia e do Serviço Social do hospital, a ação contou com a apresentação musical e entrega de lembrancinhas acompanhadas pelo capelão do HMI, Padre Rafael Magul.
Os corredores, antes silenciosos, foram tomados pela música. Os pacientes e colaboradores foram prestigiados com apresentação de louvores, realizada pela jovem aprendiz do setor de Psicologia do hospital, Evelyn Manso, e sua família, representando a Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama.
Durante a homenagem, o Padre Rafael Magul, destacou a importância e grandiosidade do amor materno. “Deus nos ama tanto que nos fez co-participador da criação. Vocês mamães, são responsáveis por gerarem uma nova vida, e o mundo seria muito diferente se todos tivessem um coração de mãe. Peço proteção a todas mães guerreiras, aos seus filhos e aos profissionais do HMI que cuidam com tanto carinho dos nossos pacientes, recebendo sempre de braços abertos”.
Dia de muita emoção
Para Sandra Miranda, mãe do paciente Kaysom de 12 anos, a homenagem preparada pela unidade foi um momento muito especial. “Esse tempo que passamos aqui acaba sendo de muita angústia, mas o hospital não necessariamente precisa ser um ambiente de tristeza. Momentos como esse, trazem alívio e alegria”. A coordenadora de Psicologia do HMI, Flávia Zenha, destacou que preparou a programação com muito carinho, pensando tanto nas pacientes quanto nas mamães que trabalham na unidade. “Conseguimos algumas lembrancinhas como bijuterias, kits cosméticos, frascos de álcool gel e máscaras para presentear, como forma simbólica de parabenizá-las nessa data tão importante”.
Lilian Borges, profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade, ressaltou que receber essa homenagem é uma oportunidade de prestigiar o papel da mãe e o seu significado. “Além de ser mãe e, no meu caso, até avó, o nosso trabalho é cuidar e acolher os filhos de várias outras mães diariamente aqui no hospital. É um privilégio poder ajudar a oferecer assistência a todas as gestantes e crianças que a nossa unidade atende”. Para a coordenadora do Serviço Social, Mariana Loyola, a ação se torna ainda mais significativa nesse contexto atual em que estamos vivendo. “Diante desse momento difícil de pandemia, o amor e o afeto se tornam remédios para enfrentarmos esses dias de lutas. Por isso a importância de reconhecermos as mães guerreiras que estão dentro do nosso hospital”.
Ainda dentro da programação, na última sexta-feira (7), também para prestigiar as mamães de pacientes do hospital, as equipes de Psicologia e Fonoaudiologia do HMI carimbaram os pezinhos das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, na UTI Pediátrica e da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN).