Reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de excelência do país e com seis acreditações consecutivas da Joint Comission International (JCI), o Hospital Moinhos de Vento recebeu mais uma certificação de sua qualidade: foi a primeira instituição hospitalar de Porto Alegre (RS) a receber a ISO 9001:2015, por seu sistema de gestão.
A recomendação foi conferida pela BVQI (Bureau Veritas Quality International), organização que atua há quase 200 anos em 140 países, com serviços de avaliação de conformidade e certificação em áreas como qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social.
A ISO 9001:2015 concedida ao Hospital Moinhos, em sua unidade na Rua Ramiro Barcelos, abrange a área de gestão hospitalar, com foco em processos operacionais, estruturas administrativas, processos comerciais e consolidação financeira. Para alcançar esse feito, a instituição investiu em princípios e processos de qualidade gerencial, visando assegurar a excelência em todos os níveis.
“É uma conquista que vem para coroar nossos 90 anos, mostrando que estamos no caminho certo. Esta certificação demonstra o quanto nossa instituição busca a qualidade em todos os níveis de sua estrutura, inclusive das equipes de apoio e administrativas”, avalia o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.
“A ISO 9001 consolida ainda mais nosso propósito de cuidar de vidas, valendo-se das melhores experiências para uma assistência humanizada, associada a uma medicina de excelência. Estamos extremamente orgulhos de nossos profissionais e lideranças”, acrescenta o CEO da instituição.
“Esse é um grande diferencial para o Hospital Moinhos, que traz a validação a nível internacional de processos, trazendo maior qualidade aos nossos serviços e satisfação para os pacientes e acompanhantes. É um momento ímpar para a instituição, obtido graças ao envolvimento de todos os nossos colaboradores”, afirma o superintendente administrativo, Evandro Moraes.
ISO 9001
É uma norma de sistema de gestão da qualidade publicada pela ISO (International Organization of Standardization). Ela fornece uma estrutura para a gestão dos processos de qualidade de uma organização, baseada em oito princípios: foco no cliente; liderança; envolvimento das equipes; abordagem de processos; abordagem de sistemas; melhoria contínua; tomada de decisão baseada em fatos; relação de benefício mútuo com fornecedores.