O projeto Reciclagem Transformadora, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), recebeu o prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2022. A iniciativa venceu em uma categoria estreante na premiação: Iniciativas em ESG. O anúncio dos vencedores ocorreu na quinta-feira (22) e a solenidade de premiação será no dia 10 de novembro. Com inúmeras premiações, o Hospital Moinhos de Vento já conquistou as categorias especiais como Top Sustentabilidade e Top Inovação em Produto, Serviços ou Processos.
O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destaca o êxito do projeto Reciclagem Transformadora. “O nosso propósito de cuidar de pessoas vai além da assistência e da excelência no cuidado com o nosso paciente. Temos o compromisso de preservar a natureza e ser um ente que cuida e busca todas as possibilidades de manter o meio ambiente saudável para as futuras gerações, servindo de exemplo a outros hospitais e empresas”, afirma.
De acordo com Parrini, o Hospital Moinhos de Vento tem uma preocupação constante com as práticas ESG. Ele lembra que, há seis anos, o Moinhos integra o Mercado Livre de Energia, ambiente no qual as empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras podem negociar livremente o fornecimento de energia elétrica. Os investimentos em eficiência energética renderam, em 2021, a certificação internacional I-REC, que identifica operações 100% abastecidas com energia renovável (eólica). “Essa foi a primeira vez que uma instituição de saúde na região Sul foi certificada”, relata.
Para o superintendente administrativo, Evandro Luis Moraes, o pioneirismo do programa Reciclagem Transformadora no segmento é motivo de orgulho para a instituição. “Temos o compromisso com a preservação ambiental da nossa cidade, a educação das novas gerações e a sustentabilidade da instituição”, pontua. Moraes também salienta que, pelas práticas ambientais e sustentáveis, o Hospital Moinhos de Vento é o único no RS com certificado ISO 14001, conforme cadastro do Inmetro, com a certificação válida no setor de saúde.
Projeto Reciclagem Transformadora
Iniciado em janeiro de 2021, o Projeto Reciclagem Transformadora tem por finalidade realizar a triagem de 100% dos resíduos recicláveis dentro do próprio Hospital, por meio da Central de Transformação de Resíduos. O trabalho garante o sigilo das informações contidas nos materiais descartados, age para a transformação social através da geração de emprego e renda, e destina corretamente os resíduos com potencial de reciclagem ou reaproveitamento selecionados após a triagem.
Também promove o descarte de restos alimentares, triturando-os e depositando-os na composteira natural, gerando composto orgânico e biofertilizante que é usado na estufa agrícola da Instituição, que produz alimentos disponibilizados no Restaurante do Colaborador para consumo. A estufa agrícola ainda disponibiliza treinamentos sobre manejo de vegetais e de solo, práticas de plantio de hortaliças, chás e temperos, além do plantio de sementes que, quando viram mudas, são doadas para centros sociais ligados ao Instituto Moinhos Social.