Hospital Moinhos é primeiro do RS a disponibilizar pontos de recarga de carros elétricos

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), é a primeira instituição hospitalar do Rio Grande do Sul a entrar no circuito da mobilidade elétrica inteligente e incentivar a redução de impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis. Instaladas em parceria com a Zletric — empresa especializada em recarga de veículos elétricos e híbridos —, as estações estão em funcionamento desde o final de agosto. São duas vagas no estacionamento localizado no 7º andar do Bloco E e outras duas no 4º andar do mesmo prédio, destinadas ao corpo clínico, funcionários e pacientes. Uma nova vaga deve ser entregue até o final do ano.

Segundo o gestor ambiental Rogério Amaral, a sustentabilidade no Hospital Moinhos de Vento é trabalhada em todas as frentes de preservação. “Disponibilizar esse serviço demonstra a nossa preocupação com questões que envolvem gases de efeito estufa, estimulando assim o uso de veículos elétricos por parte de nosso corpo clínico, colaboradores e pacientes”, relatou o gestor.

O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destaca as políticas ESG que vêm sendo implementadas na instituição. “Gerar um ciclo virtuoso no aproveitamento dos recursos naturais é um compromisso que deve ser de todos, cuidando do meio ambiente e de todas as pessoas, em linha com o propósito da nossa instituição”, observou Parrini.

O hospital recebeu o I-REC, certificado internacional que comprova que toda a energia elétrica consumida é de fonte renovável, sendo a primeira instituição do Sul do Brasil com esse título. E, por atender a todos os padrões internacionais exigidos para implantação de seu Sistema de Gestão Ambiental, também obteve o certificado ISO 14001:2015, versão mais recente. “Somos a única instituição do no Sul do país, conforme cadastro do Inmetro, com a certificação válida no setor saúde”, disse o superintendente.

Para o carregamento do carro elétrico, o usuário deverá baixar o aplicativo Zletric no seu smartphone e efetuar um cadastro simples com as informações solicitadas. Após, é necessário conectar o cabo da estação ao veículo. Para fazer o carregamento por meio do aplicativo, o usuário deverá apontar o seu celular para o QR Code situado no carregador, verificar as taxas e deslizar para desbloquear a recarga. Após, basta apertar o botão Liga/Desliga e aguardar o carregamento. No início não houve cobrança e a partir do início de novembro passou a ser tributado.

“A experiência que geramos para o usuário é a que ele possa fazer seu deslocamento como fazia com o carro movido a gasolina, sem a preocupação de planejar uma recarga, já que ele poderá usufruir de uma rede interligada, disponível e próxima para carregar seu carro”, explica Pedro Schaan, CEO da Zletric.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.