Hospital Moinhos de Vento lança Centro de Referência em Mieloma Múltiplo com consultoria da Mayo Clinic

Foto: Leonardo Lenskij

O Hospital Moinhos de Vento lançou, na quarta-feira, 20 de agosto, o Centro de Referência em Mieloma Múltiplo do Brasil com base no modelo assistencial da Mayo Clinic, referência internacional no tratamento da doença. A iniciativa oferece uma jornada de cuidado integrada, padronizada e adaptada à realidade brasileira, aliando protocolos clínicos de excelência à atenção centrada no paciente.

A cerimônia também contou com a presença de representantes da Mayo Clinic, Ricardo Parrondo, M.D., e Consultant in the Division of Hematology/Oncology na Mayo Clinic da Florida; Amy Hansen, nurse manager na Mayo Clinic de Rochester (MN); Heather Zamuz, nurse practitioner na Mayo Clinic de Jacksonville (FL); e Kelsey Ackmann, Senior Manager for the International Advisory Services team na Mayo Clinic International.

Sob a liderança da hematologista Erica Ottoni, chefe do Serviço de Hematologia e Hemoterapia do Hospital, o centro surge como parte de um projeto estruturado ao longo de mais de um ano, com foco na promoção do diagnóstico precoce e na ampliação do acesso a terapias inovadoras. “Por se tratar de uma doença de difícil identificação, é fundamental desenvolver estratégias que favoreçam o reconhecimento precoce e possibilitem um cuidado embasado nas melhores evidências. A consultoria da Mayo Clinic nos conecta a centros de excelência global e reforça nosso propósito de cuidar das pessoas”, afirma a especialista.

O mieloma múltiplo é um câncer raro que afeta a medula óssea e compromete as células responsáveis pela produção de anticorpos. Apesar da baixa prevalência, apresenta alta letalidade, sendo responsável por cerca de 20% dos óbitos por cânceres hematológicos no país. Entre 2018 e 2021, foram registradas 13.524 mortes pela doença no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Publicidade

Com sintomas muitas vezes confundidos com outras condições, como a osteoporose, o mieloma múltiplo exige equipes capacitadas e processos bem definidos para garantir um diagnóstico ágil e condutas terapêuticas assertivas. Embora ainda não tenha cura, a doença pode ser controlada, e os avanços no tratamento têm proporcionado ganhos expressivos em qualidade de vida e sobrevida dos pacientes.

Durante a fase de implementação do projeto, profissionais do Hospital Moinhos de Vento se aprofundaram no modelo de governança, nos processos decisórios e nas práticas assistenciais da instituição norte-americana e as adaptaram à realidade do paciente brasileiro.

“O lançamento deste centro é um marco em nossa jornada na consolidação do nosso papel como referência em saúde no país. Ao unir a expertise do Hospital Moinhos de Vento ao conhecimento de uma instituição como a Mayo Clinic, estamos trazendo para o país um modelo assistencial de excelência internacional, capaz de transformar a jornada de pacientes com mieloma múltiplo e oferecer esperança e qualidade de vida”, ressalta Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento.

O hematologista Ricardo Menezes está na Mayo Clinic, nos Estados Unidos, como parte de um programa de Fellowship Internacional do Hospital Moinhos de Vento. “Pude acompanhar casos em que a sobrevida passou de três meses para até 17 anos. Isso é possível com equipes integradas e acompanhamento contínuo – exatamente o que queremos oferecer no nosso centro”, destaca Castilho.

Capacitação para profissionais da saúde. O Centro de Referência também atua na formação continuada de profissionais da saúde em todo o Brasil. Por meio da plataforma de telemedicina do Hospital Moinhos de Vento, médicos e equipes assistenciais podem participar, gratuitamente, de workshops, discutir casos clínicos e acessar sessões com especialistas da instituição.

Essas sessões, com duração de uma hora, são conduzidas por profissionais da equipe multidisciplinar – incluindo médicos, enfermeiros e farmacêuticos com ampla experiência no manejo do mieloma múltiplo. A proposta é garantir atualização constante e fortalecer a rede nacional de cuidado voltada à doença.

Profissionais interessados podem se cadastrar e solicitar interconsultas através deste formulário: clique aqui.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.