A expertise do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), está sendo levada para além dos limites da instituição. As boas práticas e experiências bem-sucedidas são compartilhadas com empresas e organizações pela Consultoria Moinhos. A iniciativa realiza diagnósticos e recomendações e oferece apoio no planejamento e implementação das melhorias, adaptações e oportunidades sugeridas.
Um dos mais recentes contratos foi fechado com a Santa Casa de Caridade de Alegrete, única instituição hospitalar do município de aproximadamente 75 mil habitantes. A ideia é realizar um planejamento estratégico, construindo as diretrizes que irão nortear a atuação do hospital para os próximos anos.
Segundo o gerente médico de Saúde Digital, Felipe Cabral, a presença na Santa Casa de Alegrete tem um objetivo muito claro: auxiliar o hospital a se desenvolver em sustentabilidade, qualidade médico-assistencial e gestão de pessoas, impactando não só na instituição, mas em todo o ecossistema da região. “Compartilhar as nossas experiências com outros hospitais é muito significativo, pois sabemos que podemos contribuir para a manutenção e a renovação dessas instituições”, esclareceu.
Para o presidente da diretoria provedora da instituição, Roberto Luiz Segabinazzi, “é preciso compreender com maior profundidade qual o cenário que estamos inseridos. Quais são as nossas metas e quais os caminhos a seguir.” A Santa Casa de Caridade de Alegrete tem uma média mensal de 600 internações, realizando aproximadamente 10 mil atendimentos ambulatoriais, quase cinco mil exames de diagnóstico e 1.200 exames laboratoriais.
Outras parceria
Outra parceria fechada foi com a DLL, focada na definição dos processos médico-assistenciais baseados nos melhores desfechos clínicos quanto à atendimento, controle e prevenção da Covid-19. O trabalho envolveu avaliação das estruturas físicas, diagnóstico para a construção de recomendações médicas de mitigação de riscos e avaliação de protocolos e recomendações das vigilâncias sanitárias de Porto Alegre e São Paulo, além das secretarias estaduais de saúde. Incluiu ainda, apoio no retorno ao trabalho presencial, entre outras dezenas de ações. Após a série de ações, o trabalho segue através de avaliação continuada das implantações realizadas, bem como ajustes e novas recomendações frente à evolução dos cenários.
Também foi acertada consultoria com a Indústria Polo Films, para assessoria em Gestão de Crises Epidemiológicas. O trabalho teve início na segunda quinzena de outubro.
Consultoria Moinhos
O serviço é voltado a todos os segmentos de atuação, sejam públicos ou privados. Hoje, só na Região Sul, a Consultoria Moinhos atende a 16 clientes com mais de 23 projetos de atuação e com impacto direto em mais de 12.788 colaboradores e 4.076.546 de pessoas de forma indireta. São 3 clientes públicos e 13 privados.
Entre as principais demandas estão as relacionadas ao contexto da pandemia, com foco na manutenção de atividades de modo seguro em função do Coronavírus. Também há projetos em planejamento estratégico, melhorias e criação de novos serviços para aumento da oferta e otimização de processos por meio de metodologias ágeis.
O objetivo de compartilhar conhecimento tem o propósito de elevar a régua de qualidade e satisfação da saúde no país. “Cada projeto é construído de forma customizada, entendendo as necessidades e realidades de cada cliente. Podemos, por exemplo, atuar junto a um hospital parceiro que precise aumentar a oferta de serviços, mas com a mesma estrutura física”, explica o coordenador da Consultoria, Chander Turcatti. A equipe de consultores é formada conforme o trabalho a ser realizado, mas sempre com os profissionais altamente qualificados do Hospital Moinhos de Vento — considerado o segundo melhor do Brasil, conforme ranking da revista Newsweek.
Confira mais sobre os produtos ofertados neste link.