Os assuntos mais prevalentes na obstetrícia moderna estarão em debate na próxima edição do Moinhos Science Symposium. Realizado pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde, o evento científico, que acontece sábado (6), terá dois momentos: um de painéis especializados, com palestrantes nacionais e internacionais e com foco nos profissionais da saúde; e outro de oficinas, voltado ao público em geral. Com o tema ‘Obstetrícia no século XXI e os 10 anos da nova Maternidade do Hospital Moinhos de Vento’, o simpósio reunirá especialistas em torno de pautas como o acretismo placentário, pré-eclâmpsia e futuros problemas cardiovasculares na mãe e as novas evidências sobre gestação e Covid-19.
De acordo com o chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), Edson Vieira da Cunha Filho, os assuntos debatidos são de extrema importância por serem desafiadores. “Os índices de mortalidade de gestantes em decorrência de acretismo placentário — que ocorre quando a placenta adere ao útero e pode até atingir outros órgãos da mulher — são altíssimos. O mesmo acontece com grávidas hipertensas. A Covid-19 também precisa ser melhor analisada para compreendermos como deve ser a continuidade das nossas ações, ainda mais por cuidarmos simultaneamente de duas vidas”, destaca. Além disso, o evento também destacará a presença de novas tecnologias como a utilização da ecografia durante o trabalho de parto, o que proporciona mais segurança para o obstetra, a gestante e aos bebês; os marcadores sanguíneos relacionados a pré-eclâmpsia e a cirurgia fetal intra útero, com novas técnicas cirúrgicas para resolução de algumas malformações fetais.
A primeira parte do evento, que são as palestras e conferências, acontece das 8h30 às 12h30. No turno da tarde, a partir das 14h, acontecem três oficinas: de amamentação; de nutrição na gestação e puerpério; e de parto. Os interessados podem conferir a programação completa e fazer a inscrição, que é gratuita, no site do hospital. O simpósio será transmitido ao vivo pelo canal da Faculdade Moinhos de Vento no YouTube.
10 anos da Maternidade Helda Gerdau Johannpeter
Em 2011, o Hospital Moinhos de Vento inaugurou uma nova maternidade, estrategicamente localizada no Bloco B — Centro Clínico Tiradentes. A estrutura ocupa três andares e concentra o Centro Obstétrico, a UTI Neonatal, a Emergência Obstétrica e a área de internação. É uma referência no Brasil devido aos elevados padrões médico-assistenciais e à excelência de seus serviços de alta-complexidade. “Segurança, tecnologia, humanização, acolhimento, respeito e muito carinho é o que entregamos aqui, numa estrutura e ambiente de total acolhimento para a mãe, o bebê e sua família. Temos uma equipe multidisciplinar completa, com especialistas que baseiam suas ações no atendimento humanizado”, destaca Edson.
A unidade possui certificação da Joint Commission International, a mais importante do mundo para garantia de segurança hospitalar. Sua UTI Neonatal é integrada à Rede Vermont Oxford (RVO), especialista em melhorar a qualidade e a segurança do cuidado médico aos recém-nascidos e seus familiares.
A implantação da maternidade contou com o investimento de R$ 16 milhões do Instituto Gerdau. O espaço recebeu o nome da matriarca da família Gerdau Johannpeter, que teve importante papel na formação do que hoje é um dos maiores conglomerados empresariais do mundo. Foi a forma de homenagear Helda, descrita por familiares e amigos como uma mulher alegre, amorosa, apaixonada por crianças e com grande espírito solidário.