Cuidado com a saúde e envelhecimento saudável terão destaque no Festival do Japão

A capital paulista receberá um dos maiores eventos de cultura japonesa do mundo, com a 23ª edição do Festival do Japão, que acontecerá de 15 a 17 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Sendo a longevidade uma marca do país oriental, o Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) – que é um dos patrocinadores da ação, estará presente em estande onde o público poderá fazer rápido check-up de saúde, com a realização de bioimpedância, para aferição do peso, gordura, massa e idade corporal; medição de massa muscular; teste de acuidade visual e orientações sobre os cuidados com a visão. O estande P09 vai estar na Av. Japão, principal rua do evento.

A bioimpedância, por exemplo, auxilia diretamente no diagnóstico do excesso de peso, situação que desencadeia diversos problemas, como o aumento do risco de doenças do coração, além do desenvolvimento da pressão arterial elevada (hipertensão) e da diabetes. Através do exame, é possível identificar, mais precisamente, volume de gordura e de massa muscular, fatores preditivos de uma boa saúde.

O espaço do Hospital Japonês Santa Cruz contará, ainda, com a presença de médicos para tirar dúvidas sobre variadas questões.

Lançamento Centro de Longevidade Ikigai

Durante o Festival do Japão, o Hospital Japonês Santa Cruz também lançará o Centro de Longevidade Ikigai, serviço implantado no hospital com foco no envelhecimento saudável que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não se trata de ausência de doença, mas sim da preservação da capacidade funcional que garanta a independência do indivíduo.

Dois tipos de serviços são disponibilizados no Centro Ikigai. Um deles, chamado Longevidade, é indicado para pessoas a partir dos 40 anos, com poucas comorbidades e preocupadas com o envelhecimento de qualidade. Promove ações voltadas ao envelhecimento saudável, como boa alimentação; prática de atividades físicas; sono regular; boa socialização; autoconhecimento; entre outros pontos que envolvem a qualidade de vida.

O outro serviço, dedicado à geriatria tradicional, para pessoas a partir dos 60 anos, é destinado ao idoso frágil, priorizando a saúde do paciente, bem-estar e promovendo experiência diferenciada dos tradicionais tratamentos de saúde.

Festival

O Festival do Japão, realizado pelo KENREN, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, tem como objetivo preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão. Neste ano, o tema será “Do Sonho à Realidade”, simbolizando a superação de todas as dificuldades e obstáculos nesse período de pandemia.

Na programação – que pode ser acessada no site festivaldojapao.com, constam shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos. Os ingressos custam até R$ 30,00 e podem ser adquiridos no link www.guicheweb.com.br/festivaldojapao. Para crianças até 8 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos, a entrada é gratuita. Meia-entrada, mediante documento de comprovação, é concedida para estudantes e professores da rede pública e particular, e homens entre 60 a 65 anos.

Haverá transporte gratuito do metrô Jabaquara, das 8h às 22h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.