Hospital Moinhos de Vento renova acreditação internacional de qualidade

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), recebeu a acreditação da Joint Commission International (JCI) pela sétima vez consecutiva. Com sede nos Estados Unidos, a JCI é o mais importante órgão certificador da área de saúde no mundo. O selo internacional confirma a qualidade e a segurança do atendimento prestado pela instituição nas áreas de cuidado médico assistencial, infraestrutura, controle de infecções, manutenção de equipamentos, gestão de insumos, protocolos e rotinas, com o foco em mitigar riscos e evitar falhas.

“Vencemos esse importante desafio em plena pandemia. Foi um ano de readequação das nossas rotinas e protocolos, o que exigiu máxima dedicação e engajamento das equipes”, afirma o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini. “Foram os nossos profissionais, de todas as áreas, que comprovaram novamente a qualidade dos serviços prestados, o nosso alto padrão médico-assistencial e o know-how de gestão dos processos administrativos. Eles são os responsáveis pelo sucesso.”

Para receber a certificação, o hospital passou voluntariamente por uma avaliação para verificar se os processos de qualidade do cuidado médico-assistencial, gestão administrativa e segurança estrutural possuem os requisitos de segurança e melhores resultados para o paciente. Uma equipe composta por dois médicos, duas enfermeiras e um administrador acompanhou todos os processos vinculados ao atendimento dos pacientes, desde a sua chegada ao hospital até a alta. Foram analisados mais de 1.200 padrões internacionais e a instituição alcançou uma conformidade de 98,9%.

O paciente no centro do cuidado

Para a superintendente Assistencial, Vania Röhsig, o certificado comprova que a qualidade no cuidado está presente em todas as áreas. Ela acrescenta que a satisfação dos pacientes é resultado desse trabalho em todos processos de diagnóstico e tratamento — como informação e comunicação, exames, internações, assistência e atenção à família. “Os resultados também estimulam a evolução constante de todos os colaboradores. Os profissionais envolvidos apresentam mais satisfação ao desempenhar suas funções, diminuindo as chances de burnout. Consequentemente, há um aumento na segurança e redução no número de complicações, tempo de permanência e taxa de mortalidade dos pacientes”, conclui.

O selo tem validade de três anos. As sucessivas conquistas — 2002, 2005, 2008, 2011, 2014, 2017 e 2020 — confirmam a constante busca da qualidade, algo que faz parte da história e do pioneirismo do Hospital Moinhos de Vento, o segundo no país e o primeiro da região Sul a receber o certificado da JCI.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.