Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile realiza seu primeiro procedimento cirúrgico

Teve início na quinta-feira (27) o funcionamento do Centro Cirúrgico para procedimentos de oftalmologia do Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile (HM). Com filas de espera por cirurgias eletivas represadas por conta da pandemia, o HM agilizará a fila com cirurgias de baixa e média complexidade, beneficiando hospitais que atendem moradores de São José do Rio Preto (SP) como a Santa Casa e o Hospital de Base.

O Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, esteve no hospital e pôde ver de perto o retorno positivo para a população em pouco mais de 15 dias de funcionamento da unidade hospitalar. “Esse é um momento importante e histórico, porque o hospital cumpriu uma nova etapa com as cirurgias oftalmológicas que foram iniciadas hoje e com as demais especialidades que virão em breve. Estamos muito felizes porque o hospital vai se consolidando a cada momento e com certeza os números vão comprovar. Por isso, vim cumprimentar os profissionais de saúde e desejar boa sorte a todos os pacientes”, disse o Prefeito Edinho Araújo.

O diretor administrativo do HM, Dr. Horácio Ramalho, falou sobre a agilidade dos atendimentos e quais serão as próximas etapas e especialidades atendidas. “Os pacientes que vamos receber aqui já são encaminhados pela rede municipal, por meio do Centro de Especialidades, com os exames e consultas já feitos. Com isso, facilita o fluxo e nos dá uma dinâmica de atendimento muito boa. A partir de dezembro, quando estivermos em pleno funcionamento do Centro Cirúrgico, iremos atender cirurgia geral, cirurgia pediátrica, ginecológicas, vascular, proctologia, ortopedia entre outras”, disse Dr. Horácio Ramalho.

O diretor ressaltou ainda o impacto na vida dos pacientes que necessitam das cirurgias de baixa e média complexidade e que aguardavam na fila de espera há mais de um ano. “Apesar de serem de média complexidade, a necessidade desses procedimentos afeta muito a qualidade de vida desses pacientes e o HM surgiu para melhorar isso, para cumprir essa missão e fazer com que os hospitais maiores atendam os casos mais graves e de maior urgência”, afirmou o diretor.

A primeira paciente a passar pela cirurgia no HM foi também a primeira a passar por consulta na inauguração do hospital. Lícia Maria Tardoque Camacho aguardava na fila para uma cirurgia de catarata há mais de um ano, e elogiou o atendimento recebido dos médicos e profissionais da instituição. “Nem senti a cirurgia, o médico foi excelente e tem uma mão muito boa. O procedimento foi muito rápido e graças a Deus foi tudo bem. Estou orgulhosa por ter sido a primeira atendida e agora a primeira a passar por cirurgia também. O Hospital Municipal é maravilhoso, o espaço é bonito, aconchegante e com atendimento de primeira. Meu médico disse que talvez eu não precise nem usar óculos novamente e vai facilitar muito minha vida”, enalteceu Lícia Maria.

Horário de funcionamento – Serviços ambulatoriais
7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e 7h às 13h aos sábados.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.