Hospital Placi recebe selo ouro de aprovação pela Joint Commission International (JCI)

O Hospital Placi Cuidados Extensivos – referência no Brasil em reabilitação, readequação de cuidados e cuidados paliativos – acaba de anunciar a conquista do selo ouro de aprovação da Joint Commission International (JCI) para ‘Acreditação de Cuidados de Longa Duração’. A certificação, estabelecida para as unidades de Botafogo e Niterói, reflete o compromisso e conformidade da Rede em fornecer atendimento seguro e eficaz aos pacientes, além de destacar a cultura interna de qualidade, segurança e excelência do serviço em cuidados de transição.

Foram 18 meses de preparação e cinco meses entre o pedido de certificação até a avaliação final pela JCI. A organização internacional – principal órgão de melhoria e acreditação da qualidade dos cuidados de saúde no mundo – realizou uma pesquisa detalhada nas unidades para validar padrões considerados ideais para serem atingidos, com base em seis metas internacionais de segurança do paciente definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): identificação correta do paciente; comunicação efetiva; segurança na administração de medicamentos de alta vigilância; garantia de procedimento correto no paciente correto; redução do risco de infecção/higiene das mãos; redução do risco de queda e danos recorrentes de queda. Outros pontos como governança e liderança; gestão do meio ambiente; qualificação e educação do pessoal; gestão da comunicação e da informação, também foram considerados. Entre os cerca de 1.200 indicadores de conformidade, a Rede Placi alcançou o percentual de 98,5% de atendimento pleno aos padrões. “Estamos extremamente orgulhosos e satisfeitos em ver o esforço de todo o time ser recompensado. Este processo é desafiador, requer muito treinamento, disciplina, mudanças de comportamento, além de forte cultura de aderência a processos. Acreditamos que o selo internacional de acreditação reafirma que estamos no caminho certo em nossa missão de acolher, cuidar e recuperar pessoas. Adicionalmente, ampliará ainda mais o foco ao nosso segmento, facilitando o entendimento e confiança em nossa proposta assistencial, um modelo novo e ainda pouco reconhecido”, destaca Carlos Alberto Chiesa, diretor-presidente do Hospital Placi.

“A acreditação fornece às organizações de cuidados de longo prazo os processos que contribuem para melhorias em uma variedade de áreas, desde o aprimoramento da educação dos colaboradores até a demonstração de práticas líderes dentro do ambiente de cuidados de longo prazo. Parabenizamos a Rede Placi por seus esforços, demonstrando o compromisso com a segurança e a qualidade para os pacientes”, reforça Joel Roos, MD, MBA, MHCDS, CPE, vice-presidente de Acreditação Internacional, Melhoria da Qualidade e Segurança da Joint Commission International.

Como funciona a ‘Acreditação’ JCI

A acreditação da JCI corresponde a uma série de iniciativas criadas em resposta a uma demanda crescente no mundo inteiro por uma avaliação dos cuidados à saúde, baseada em padrões. A meta do programa é estimular a demonstração de melhoria contínua e sustentada nas instituições de saúde, por meio do emprego de padrões de consenso internacional, metas internacionais de segurança do paciente e de assistência ao monitoramento com indicadores. Os padrões estão agrupados de acordo com as funções relacionadas à prestação de cuidados ao paciente e à criação de uma instituição segura, eficaz e bem administrada. Estas funções se aplicam em toda a instituição, bem como a cada departamento, unidade ou serviço existente nela. O processo de avaliação recolhe informações sobre a conformidade com os padrões e a decisão de acreditação é baseada no nível global de conformidade observado na instituição como um todo. Para se preparar para a certificação, é preciso seguir o Manual de Padrões da JCI e organizar um plano de ação que garanta a aderência a estes padrões. Como isto envolve uma mudança cultural na organização, o processo requer um time dedicado e uma consultoria de preparação e simulação de visitas de avaliação, para que seja possível implementar com consistência todos os padrões exigidos.

Além das unidades de Botafogo e Niterói, a Rede Placi também pretende iniciar o processo de certificação para a recém-lançada unidade Barra da Tijuca. Por estar em estágio de início operacional, tem uma janela de seis meses para atingir a ocupação mínima que permita ser avaliada, o que deve acontecer até meados de 2023.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.