O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), recebeu nesta quinta-feira (10) a visita de 15 lideranças de 11 hospitais privados do Brasil. A atividade integra a programação do Encontro Nacional de Líderes da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), que acontece até o fim desta semana, em Gramado. Os executivos e gestores médicos conheceram o Centro de Oncologia, a Maternidade, as emergências Adulto e Pediátrica, o Centro de Terapia Intensiva Adulto, o Serviço de Atendimento ao Paciente e a Unidade Unique, de atendimento de alto padrão.
A comitiva foi recebida pelo superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, que também integra o Conselho de Administração da Anahp. Ele ressaltou a importância da colaboração entre os hospitais que são referência no Brasil para fortalecer o setor e disponibilizar atendimento médico-assistencial de alto nível em todas as regiões. “A integração e a colaboração são essenciais para entregar a melhor medicina, a melhor assistência e os melhores desfechos aos pacientes. A pandemia nos mostrou isso. Precisamos nos unir, nos comunicar mais, nos aproximar. Temos problemas comuns, desafios parecidos e podemos auxiliar uns aos outros com soluções que deram certo em outras instituições. Cuidar de vidas é também compartilhar o que está funcionando aqui para que nossos parceiros possam oferecer isso aos seus pacientes”, afirmou Mohamed.
A superintendente Assistencial, Vania Röhsig, apresentou a história da instituição, como o Hospital Moinhos de Vento está estruturado hoje, com números sobre a expansão nos últimos anos, indicadores de qualidade e as entregas nos últimos anos. Ela salientou a importância dos investimentos em pesquisa, em ensino — especialmente com a ampliação e a qualificação dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde —, e em inovação e saúde digital, com destaque para a telemedicina.
A visita animou o CEO do A.C. Camargo Cancer Center, Victor Piana de Andrade. À frente de uma instituição referência internacional em Oncologia, ele acredita que a atividade é uma oportunidade para se inspirar com outras histórias, outras soluções, aprender, se relacionar e fazer benchmark. “A aproximação nos permite conhecer melhor o ecossistema no qual cada hospital está inserido, criar uma sinergia e atuar em conjunto para gerar mais valor para o ecossistema como um todo. Isso mostra o poder da ação coletiva”, frisou. Para Andrade, a colaboração gera produtividade e eficiência do sistema, evitando redundância de investimentos, reduzindo gastos e permitindo que as parcerias se complementem na linha de cuidado com os pacientes.
Participaram da visita gestores do A.C.Camargo Cancer Center, Hospital Edmundo Vasconcelos e Hospital Nipo-Brasileiro, de São Paulo; Hospital Care e Hospital da PUC, de Campinas; Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba; Hospital Policlínica de Cascavel, de Cascavel; Hospital São Mateus, de Cuiabá; Kora Saúde, de Vitória; e da Santa Casa de Misericordia, de Passos (MG). Outros dois grupos visitaram o Hospital São Lucas, da PUC-RS, e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Os gestores participam nesta noite da abertura do Encontro Nacional de Líderes da Anahp, em Gramado. O evento, que vai até sábado (12), promove debates sobre os desafios e as perspectivas para o setor da saúde. Neste ano, os principais dirigentes de hospitais privados do Brasil também terão a oportunidade de discutir os assuntos em pauta com executivos das maiores operadoras de planos de saúde e lideranças políticas.