A inovação na área da saúde tem sido cada vez mais constante. Pensando em oferecer mais conforto e qualidade a seus pacientes, o Hospital Santa Catarina – Paulista, em São Paulo (SP), adquiriu um equipamento de ressonância magnética inédito na cidade, a Phillips Ingenia Ambition 1.5 Tesla, que promete uma experiência mais agradável para quem utiliza e mais vantagens para os profissionais que a operam, além de utilizar menos Hélio que as máquinas tradicionais, agredindo menos o meio ambiente.
O hélio é um gás essencial para o funcionamento dos equipamentos de exames de imagem, como a ressonância magnética, mas é um recurso que está em escassez no mundo. Pensando nisso, a Philips desenvolveu a exclusiva tecnologia BlueSeal de micro resfriamento, que requer apenas 7 litros de hélio líquido, sem necessidade de recarregá-lo durante a vida útil do produto.
“Há diversos elementos essenciais para a indústria da saúde e muitos deles são finitos, como é o caso do hélio. É muito importante para nós saber que estamos contribuindo com o meio ambiente, já que não utilizaremos grandes quantidade de hélio para realização de exames de ressonância magnética, nos tornando, assim, uma instituição eco friendly. Além disso, a tecnologia BlueSeal nos traz mais tranquilidade em relação à custos com recargas inesperadas de hélio e reduz possíveis interrupções durante os exames”, comenta Fabiana Bessa Cavalcante Altieri, coordenadora de Engenharia Clínica do Hospital Santa Catarina.
O equipamento também realiza exames 50% mais rápidos, o que evita o tempo de espera do paciente, e tem resolução espacial 60% maior, aumentando a possibilidade da utilização em oncologia, neurologia e cardiologia. Os benefícios da Phillips Ingenia Ambition 1.5T também se estendem para o paciente, por meio de uma mesa de exame mais ampla com uma abertura do gantry de 70 centímetros, oferecendo mais conforto, cuidado e segurança.
“Essa aquisição nos permitirá aumentar em 50% a quantidade de exames realizados diariamente, nas áreas médicas do hospital. É um ganha-ganha em questão de tempo e assertividade. A partir de agora, nossos pacientes realizarão exames de ressonância magnética com mais tranquilidade, uma vez que a Ingenia Ambition 1.5T emite menos ruído e possui mais detectores nas bobinas, que as tornam mais leves e diminuem a claustrofobia”, explica Dr. Luiz Gabure, médico radiologista do Hospital Santa Catarina.
Segundo Dr. Gabure, a nova ressonância também possui tecnologias que facilitarão o trabalho dos médicos nos diagnósticos, principalmente de abdômen e ginecológicos, uma vez que a solução permite uma melhor resolução e correções nas movimentações respiratórias. “Além disso, conta com um sistema automatizado de voz para orientação do usuário e facilita a realização de procedimentos em pacientes com próteses metálicas. Há um software que permite um alcance de até dois metros de cobertura e que demora no máximo 15 minutos, para visualização em casos de metástase e certas doenças ósseas”, ressalta o médico.
“A velocidade nos exames e a qualidade de imagens conectadas à exclusiva tecnologia BlueSeal permitem que a equipe médica realize exames com mais eficiência e assertividade, auxiliando no diagnóstico preciso. Esses benefícios fazem com que a instituição e os profissionais de saúde foquem no mais importante: o atendimento ao paciente, sem perda de tempo em questões administrativas e específicas dos equipamentos – objetivos estes que fazem parte da nossa missão e estratégia de negócios”, finaliza Felipe Basso, diretor geral de Health Systems da Philips do Brasil.