O Hospital Santa Clara leva para Uberlândia (MG) uma grande novidade, que é o aparelho de vídeo com imagem 3D. A técnica videolaparoscópica auxilia no tratamento de diversas doenças, inclusive câncer de reto. Esse equipamento moderno vai ajudar muito a população em seus tratamentos.
Dr. Bruno Leite Ferola, coloproctologista, realizou no Hospital Santa Clara a primeira cirurgia com esse aparelho, que auxiliou no tratamento do câncer de reto. “O câncer colorretal atinge parte do intestino grosso, reto e ânus. Através dessa técnica minimamente invasiva, diminuímos os riscos do procedimento (menor perda sanguínea, menor risco de infeção) e ainda melhora e acelera o processo de recuperação do paciente” explica o doutor.
A imagem 3D proporciona ao cirurgião uma visão em profundidade e uma melhor visualização das estruturas anatômicas, permitindo a realização de procedimentos cirúrgicos complexos com maior precisão e segurança do que com os sistemas convencionais 2D. “Para o paciente essa tecnologia oferece um pós-operatório mais rápido. A dor é menos intensa, o índice de infecção é menor e as taxas de sangramento são menores, o que facilita toda a recuperação”, afirma Dr. Bruno.
O Hospital Santa Clara é pioneiro em tecnologia para as cirurgias de grande porte e de acordo com o especialista, Dr. Bruno, essa modernização traz muitos benefícios para a população e para o médico. “O Santa Clara oferece uma estrutura hospitalar completa para todos os tipos de cirurgias e para nós cirurgiões esse equipamento moderno e tecnológico nos auxilia muito em nossos procedimentos, ajudando nos tratamentos dos pacientes”, finaliza Dr. Bruno Ferola.