Temas como segurança do paciente, atenção à saúde mental, prevenção ao suicídio e doação de órgãos estarão em destaque na programação da Semana de Conscientização à Vida promovida pelo Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF – RJ), do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 19 e 23 de setembro. “Esta será a segunda edição do evento, que foi criado com o objetivo de levantar uma reflexão sobre a importância de celebrarmos a vida. Depois de um período tão doloroso de perdas e privação que passamos durante a pandemia da Covid-19, queremos divulgar informações sobre cuidado e prevenção, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Para isso, vamos receber, em nossa programação convidados de fora do hospital e também conhecer melhor a experiência e o dia a dia de alguns de nossos especialistas”, adianta Frei Isaac Prudêncio, diretor geral do HSF. A abertura da Semana terá uma Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Célio Calixto, no dia 19, às 11h.
A programação de palestras conta com convidados e profissionais da equipe do HSF e será aberta na terça-feira (20) abordando o Setembro Laranja, campanha criada para reforçar a importância da segurança do paciente. A farmacêutica Ana Claudia da Silva, mestra em Neuroimunologia e doutora em Ciências e Biotecnologia vai abordar “Terapia segura de administração de medicamentos”, a partir das 10h. À tarde, às 15h, Gisela Bruns, enfermeira avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA), professora da Universidade Estácio de Sá e presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Oftalmologia (SOBRENO), vai destacar questões relacionadas ao transporte seguro dos pacientes.
O tema da quarta-feira (21) é prevenção do suicídio, foco da campanha Setembro Amarelo. A psicóloga Ana Rocha, especialista em terapia cognitivo comportamental vai apresentar a palestra “Você não está sozinho!” e na parte da tarde, Aline Furtado, médica do serviço de psiquiatra do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental PAI Papa Francisco, do HSF, vai abordar a questão da prevenção do suicídio. “Ações como esta, ligadas à campanha do Setembro Amarelo, que foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, são da maior importância. Falar sobre o assunto ajuda a derrubar o tabu que existe em torno das doenças mentais, da depressão, da dificuldade de tratar a depressão e a ansiedade e outras doenças da psiquiatria e isso nos permite salvar vidas”, afirma a médica.
O dia 22 será dedicado ao setembro verde, campanha dedicada a conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. O diretor técnico assistencial do Programa Estadual de Transplantes, Fabrício Oliveira, vai explicar como funciona o processo de doação de órgãos. Para fechar a programação científica, representantes da equipe que mais realiza transplantes de rins no estado do Rio de Janeiro, integrantes do serviço de transplantes renais do HSF irão participar de uma mesa redonda. Estão confirmadas as presenças da coordenadora do serviço no hospital, a nefrologista Deise de Boni Monteiro de Carvalho, da também nefrologista Tereza Matuck, do cirurgião hepatobiliar Eduardo Fernandes, coordenador do serviço de transplante hepático do hospital e da enfermeira Regina Célia de Souza.
“Recentemente, ultrapassamos a marca de dois mil transplantes renais realizados desde 2013, quando esse serviço foi implantado. Isso é fruto de um trabalho sério e muita dedicação de uma equipe multidisciplinar altamente capacitada que atua em um grande hospital que nos fornece todas as condições para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível”, ressalta a subcoordenadora dos transplantes renais na unidade, Tereza Matuck.
A Semana de Conscientização à Vida será encerrada com uma apresentação artística, promovida pela Pastoral da Saúde do hospital. Toda a programação será realizada no Auditório do HSF, que fica na Rua Conde de Bonfim, 1.033, na Tijuca. O evento é gratuito e aberto ao público.