Envelhecer bem é uma conquista, fruto das escolhas que fazemos ao longo da vida. Praticar exercícios e manter a alimentação balanceada são algumas das atitudes para chegar bem à terceira idade. Quanto mais cedo essa programação começar, melhor. A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando cerca de três meses a cada ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que em 2031 a população idosa seja mais numerosa do que a de crianças e adolescentes e que até 2050, os idosos representem mais do que 30% da população. Para que todos possam ter mais sucesso nessa caminhada, a equipe do serviço de Geriatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), do Rio de Janeiro (RJ) reuniu dicas de alimentação, atividades físicas e de cuidados com a saúde mental e doenças crônicas em uma cartilha: ‘Envelhecimento Saudável – o melhor cuidado para a melhor idade’. Com linguagem clara e objetiva, o material, que ensina ainda a planejar o envelhecimento, está disponível para download gratuito no link: informativo.hsvp.org.br/envelhecimento-saudavel.
“O envelhecimento é o período da vida em que o indivíduo deve aproveitar, pois já não tem mais as obrigações da vida adulta, como cuidar dos filhos e trabalhar. É uma fase para ter planos, novos desafios, viajar. Envelhecer não é sinônimo de sofrer, como muita gente acredita. Na verdade, a maioria da população idosa vai muito bem, obrigada, haja visto a quantidade de idosos que a gente via antes da pandemia frequentando teatro, cinema, excursões. Mas esse bem estar precisa ser cultivado ao longo dos anos”, ensina a geriatra do HSVP, Mariangela Perez.
Bons hábitos
A publicação destaca que para envelhecer bem é preciso fazer escolhas e investimentos na nossa saúde durante todas as fases da vida. “O estilo de vida é fundamental para estar bem na fase mais avançada da vida. É preciso exercitar o corpo, cuidar de nossos músculos e ossos e da nossa alimentação, que deve ter proteína de qualidade e pouca gordura. Devemos cuidar das doenças crônicas, controlar a hipertensão, o diabetes e evitar a obesidade. E é muito importante também cuidar da saúde emocional e buscar ajuda sempre que necessário, para envelhecer com uma boa cabeça”, orienta ela.
Medicamentos
‘Envelhecimento Saudável’ é a segunda cartilha gratuita produzida pela equipe do serviço de Geriatria do HSVP. A primeira, ‘Como Organizar Seus Remédios’, traz informações importantes sobre conservação, manuseio e armazenamento das embalagens de remédios. A publicação traz ainda a opção de impressão de uma tabela a ser preenchida com os medicamentos de acordo com os horários em que devem ser ministrados, para ser afixada em local de fácil acesso, como a porta geladeira ou uma parede próxima ao local onde os remédios ficam armazenados. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico, a Abcfarma, os deslizes e lapsos de memória e as falhas de interação com outros profissionais são alguns dos principais erros da administração de medicamentos. “Uma orientação que costumo dar aos meus pacientes é que levem esta planilha com medicamentos e horários para a consulta, o que facilita a análise do médico”, destaca a geriatra.
‘Como Organizar Seus Remédios’ está disponível para download gratuito no link informativo.hsvp.org.br/como-organizar-seus-remedios.