Distribuídos entre as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, geriatria, urologia, dermatologia, medicina da família, radiologia, cirurgia do trauma, otorrinolaringologia, anestesiologia e neurologia, 50 novos residentes médicos iniciaram neste mês suas atividades no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP). A instituição recebe em média 155 residentes anualmente. Por meio da parceria entre o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Universidade Corporativa, os profissionais foram recebidos na unidade para a integração e capacitação voltada aos protocolos e processos internos.
O encontro ocorreu nos dias 4 e 7 de março, no anfiteatro da instituição. Durante os treinamentos, foram abordados temas como protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), agendamento cirúrgico, solicitação de Próteses, Órteses e Materiais Especiais (OPME), humanização, vigilância epidemiológica, projeto Lean nas Emergências, referência e contra referência, passagem de plantão, normas, condutas e boas práticas de atendimento, Núcleo Interno de Regulação (NIR) e plano terapêutico, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) e apresentados projetos de melhoria contínua, como LAURA e Lean nas Emergências.
A enfermeira da Universidade Corporativa, Bianca Lourenço, conta que a iniciativa é fundamental para o processo de especialização dos profissionais. “O objetivo é integrá-los ao ambiente e oferecer todo suporte educacional que necessitam para o ingresso na instituição. É importante não só para conhecimento das normas internas, mas também para padronização da atuação deles nos processos assistenciais”.
“Por meio da Faculdade de Medicina de Jundiaí, recebemos todos os anos estudantes em formação e médicos residentes em aperfeiçoamento. Reconhecido como hospital escola, o Hospital São Vicente é referência em território nacional e, por isso, recebe novos profissionais de todos os estados do Brasil e, em alguns casos, até de outros países. Temos um compromisso com a aprendizagem e desenvolvimento profissional deles. A realidade de um hospital como o nosso, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS), somado a complexidade dos casos que atendemos aqui, prepara esses estudantes e médicos para qualquer situação ao longo de sua carreira e faz dele um médico altamente qualificado. Sejam todos muito bem-vindos e boa sorte nessa nova jornada”, deseja o diretor clínico, Dr. Frederico Michelino de Oliveira.