Com um público qualificado, grandes volumes de negócios e conteúdo transformador, a Hospitalar 2025 encerrou no dia 23 de maio sua 30ª edição com resultados acima do esperado e impacto real no setor de saúde.
Realizado no São Paulo Expo, em São Paulo, o mais importante evento da cadeia de saúde da América Latina recebeu 85 mil visitas profissionais de 55 países – cinco mil acima do previsto, movimentou mais de R$ 3 bilhões em negócios – triplicando o resultado em relação à edição de 2024 – e gerou nove mil postos de trabalho.
Em um espaço de 100 mil m2, 1.272 marcas de 30 países exibiram novidades em matéria de produtos, serviço e equipamentos. Pela primeira vez, participaram da feira expositores do Japão, Austrália, Emirados Árabes. O pavilhão foi dividido em oito setores: Consumíveis e Ortopedia, Diagnóstico e Laboratório, Equipamentos, Facilities, Reabilitação, Resgate e Remoção, Tecnologia e Pavilhões Internacionais.
Ao todo, estiveram presentes na 30ª Hospitalar expositores da Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia, Egito, Emirados Árabes, Espanha, EUA, França, Hong Kong, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, Malásia, México, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, Suíça, Taiwan, Turquia e Tailândia.
O Estúdio Saúde Business foi uma novidade desta edição. Lá foi produzida uma série do Podcast Saúde Business com as maiores novidades e tendências do setor.
Localização mais fácil com IA
Para facilitar a visitação, os profissionais contaram com uma grande uma novidade: a HUBIA – Assistente Virtual de busca na Hospitalar, uma inteligência artificial criada para ajudar na busca por soluções, produtos, expositores e espaços durante a feira.
Os visitantes também tiveram acesso a um mapa interativo que podia ser visualizado em celulares ou tablets, mostrando em tempo real a rota para encontrar estandes, ruas e setores do evento.
O espaço “Localizese na Hospitalar Hub” simplificou a localização de marcas, produtos e serviços, contando com recepcionistas treinadas para ajudar. Já o APP Matchmaking auxiliou distribuidores e empresas a se conectarem e realizarem negócios.
Conhecimento: 8 Congressos + 4 Arenas + 50 iniciativas. 900 palestrantes e 400 horas de conteúdo
Durante quatro dias, a Hospitalar promoveu mais de 50 iniciativas de conteúdo entre eles oito congressos, quatro arenas e uma ampla agenda de eventos de entidades parceiras. Esta edição reuniu 900 palestrantes e gerou mais de 400 horas de conteúdo, dos quais mais de 40 horas sobre a aplicação dos conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance).
Dos oito congressos programados, três foram realizados pela primeira vez: o Congresso de Infraestrutura Hospitalar, o Congresso de Supply Chain, o Simpósio de Cuidados Respiratórios. Essas iniciativas se somaram aos já tradicionais: CAD: Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição, Congresso de Reabilitação e Ortopedia, CISS: Congresso Internacional de Serviços de Saúde, H&F: Congresso de Hotelaria e Facilities (equipamentos, soluções e serviços para a infraestrutura hospitalar), FDHIC: Future of Digital Health – International Congress.
Paralelamente, foram promovidas quatros arenas de conteúdo: Hospitalar Hub, Engenharia Clínica, HIS + Sustentabilidade e Inovação ABSS (Associação Brasileira de Startups em Saúde e Healthtechs). As arenas foram realizadas na Plaza Hospitalar que agregou ainda o Lounge dos Patrocinadores HIS – Healthcare Innovation Show, a UTI Conectada, Cafeteria, Coworking e Área de recarga de celulares.
Eventos realizados pelas principais entidades do setor de saúde
Na Hospitalar 2025, 19 entidades parceiras realizaram eventos, a saber: ABCIS (Associação Brasileira CIO Saúde), ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde), ABRAIDI (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde), ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), ANBIOTEC (Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), ANSM (Associação Nacional das Empresas de Gestão de Serviços Médicos), CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem), HCXFmusp (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), Inova HC, REMESP (Rede Meterológica do Estado de São Paulo), SBEB (Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica), SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), Sindhosfil (Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo), SOBRACAM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial), SOBRASP (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente) e STEMS (Sociedade de Turismo Médico e Saúde).
Abertura: mais de 20 autoridades e Prêmio Hospitalar 2025 – Personalidade do Ano
No dia 20, a solenidade da abertura reuniu mais de 20 autoridades do âmbito federal, estadual e municipal, além das principais lideranças do setor de saúde. A cerimônia foi comandada pela Dra. Waleska Santos, presidente e fundadora da Hospitalar, e Juliana Vicente, Head de Portfólio de Negócios Informa Markets.
Na ocasião, o médico ortopedista Ricardo Ferreira, fundador da ONG Expedicionários da Saúde, foi homenageado com o Prêmio Hospitalar 2025 – Personalidade do Ano. Pioneiro em levar atendimento médico especializado à Amazônia, já beneficiou mais de 50 mil indígenas e ribeirinhos desde 2003, tornando-se referência em saúde humanizada em áreas remotas.
Atrações e espaços
A UTI Conectada foi um ambiente hospitalar realista, dentro da Hospitalar Plaza, que destacou a importância da interoperabilidade no tratamento intensivo. Crida por empresas líderes como Cloudsaude, Linet, Drager, Getinge, Hospcom, Toth, Cardioline, Sincron e Bbraun, o espaço permitiu aos visitantes explorar três leitos de UTI, conectados a um leito central no lounge da CloudSaúde, e monitorar dados vitais em tempo real em um painel integrado ao prontuário eletrônico.
Já o Assuntos de Energia foi o ponto de encontro para profissionais da saúde que buscaram eficiência energética e redução de custos na Hospitalar. Reuniu soluções do mercado, especialistas em mercado livre e dicas de gestão para hospitais, clínicas e laboratórios otimizarem seu consumo energético.
As mamães que estiveram na Hospitalar puderam contar com a sala de amamentação, projetada para proporcionar às mulheres um espaço seguro, confortável e privado para amamentar ou extrair leite durante o evento.
SAVE THE DATE
19 a 22 de maio de 2026 – das 11h às 20h
São Paulo Expo