Inteligência artificial generativa e seus impactos na cadeia de saúde é o foco do congresso de tecnologia da 29ª Hospitalar

A 29ª edição da Hospitalar, maior e mais importante evento do setor de saúde da América Latina, está chegando ao Expo São Paulo. Entre os dias 21 e 24 de maio, os visitantes terão acesso ao que há de mais inovador na área médica e hospitalar. Neste ano, o uso da Inteligência Artificial na saúde será o destaque tanto entre os 1.200 expositores da Hospitalar quanto dos cinco congressos e da arena multidisciplinar que acontecerão durante a feira.

O principal fórum de discussão desse assunto será o FDHIC (Future Digital Health International Congress), que em 2024 vai analisar como a inteligência artificial generativa afeta o setor de saúde como um todo e a experiência dos pacientes.

“As inteligências generativas terão um papel fundamental para a transformação digital. Do paciente até o ministro de estado deve estar atento às GenAIs. Elas são uma revolução que invoca o perfil do paciente e o perfil do médico”, afirma Guilherme Hummel, curador e coordenador científico do FDHIC.

Publicidade

As GenAIs são um ramo da inteligência artificial que produz conteúdo usando uma base de dados, treinado por meio da técnica conhecida como aprendizado de máquina. A característica principal da GenAI é gerar conteúdo – como textos, imagens e vídeos – semelhantes ao criado pelos homens.

Serão quatro dias de fórum, 35 sessões, 60 speakers de 10 países – Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Espanha, índia, Alemanha, Hungria, Holanda, Reino Unido e Brasil. Os encontros serão na forma presencial e virtual.

Para debater com profundidade esse tema, o congresso contará com a participação das quatro principais plataformas de GenAIs no mundo: Microsoft OpenAI, Google AI e Claude Anthropics.

“Essas plataformas são as mais utilizadas hoje no mundo e possivelmente serão as âncoras dos sistemas de saúde em termos de aplicações dos próximos 10 anos”, acredita Hummel.

O primeiro dia do FDHIC vai debater quais serão as principais mudanças na relação entre os pacientes e os profissionais da saúde, após o surgimento e uso da IA.

“É preciso ressaltar que em novembro de 2022 essas plataformas não chegaram para os cientistas, para o estado, para as academias. Elas chegaram direto para o usuário. Pela primeira vez na história uma tecnologia de IA chegava diretamente para o usuário final. Por isso, a narrativa que ambos têm sobre a consulta vai mudar de forma exponencial. A relação entre eles vai mudar completamente”, ressalta Hummel.

A telemedicina, que ganhou relevância na pandemia de Covid-19, também vai ser atingida pela inteligência artificial. Para falar sobre o assunto, o congresso contará com a participação de Anita Puppe, Consultora de Estratégia de Saúde na Implementação do GenAI, da IBM da Alemanha.

Outro assunto que merece destaque é como a inteligência artificial pode contribuir para o ESG do setor da saúde. Para debater o tema será apresentado o case da NHS – sistema público de saúde do Reino Unidos – e o palestrante será o norte-americano Chandler Lewis, diretor da RealWear – empresa de tecnologia.

“O NHS está usando as GenAIs para conseguir planejar e implementar ESG no sistema público britânico. A mágica de fazer o sistema público entrar em drive de proteção ambiental, contra o desperdício e desgaste”, explica Hummel.

Todos os temas serão apresentados a partir de cases bem-sucedidos, que servirão como modelos de como os GenAIs poderão ser inseridos na cadeia de saúde nacional tanto o público, como privada.

Os interessados em se inscrever no FDHIC podem entrar no site Link.

Programação FDHIC 

Dia 21 de maio – GenAI + Jornada do Paciente Ressignificando a Jornada do Paciente, o Autocuidado e o Futuro da Relação Médico-Paciente

14h00 – 14h30 – “Navegando na Emergência das GenAIs na Saúde”

Palestrantes: Suzana de Morais, Analytics Director Deloitte Brasil; e Jefferson Lopes Denti, Chief Disruption Officer Deloitte AI Institute

14h35 – 15h35 – “A Jornada do Paciente sendo atropelada pelas GenAIs. Vestíveis, sensores e aplicativos alimentados por IA na experiência do paciente”

Palestrantes: Christian Morinaga, Gerente Médico no Hospital Sírio-Libanês; Dr. Gustavo Meirelles, Conselheiro da iDr – Inteligência Diagnóstica Remota; Dr. Eduardo Cordioli, Diretor Técnico de Obstetrícia Grupo Santa Joana.

Moderador: Guilherme S. Hummel

16h00 – 16h30 – “OSLER – Humanos vs. Assistentes em IA – Navegando nas Mudanças da Documentação Clínica”

Palestrante: Dr. Dom Pimenta M.D – CEO Tortus.ai – Reino Unido

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.