Hotelaria e Facilities em transformação: congresso da Hospitalar discute os desafios do setor

Sob o tema “Aprendendo com criticidades, construindo o futuro”, o Congresso de Hotelaria e Facilities (H&F) colocará em debate nos dias 20 e 21 os principais desafios do setor e suas as soluçõesO evento integra a programação da 30ª Hospitalar, o mais importante evento de saúde e a principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina, que ocorre entre 20 e 23 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo.

A programação aborda ainda as inovações dos ambientes críticos, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e centros cirúrgicos, o impacto da longevidade sobre os projetos arquitetônicos dos hospitais, as novas regras tributárias na prestação de serviços em facilities e o uso da tecnologia para suprir a constante escassez de mão-de-obra no setor operacional. Inscreva-se Link

Programação

Publicidade

O fórum começa com a participação de Umoatã Almeida, referência na área de projetos hospitalares e diretor da MOA Arquitetura. O arquiteto apresentará um case inédito sobre inovação em ambientes críticos, com foco em UTIs neonatais.

“O que vamos tratar aqui, principalmente, é da experiência do cliente. São áreas muito sensíveis à eficiência e a experiência, porque normalmente a situação é muito crítica”, explica Marcelo Boeger, curador e coordenador científico do congresso.

Ainda na temática, Cassia Beltramelli, da ABRALIMP (Associação Brasileira de Limpeza Profissional), abordará os processos de desinfecção em ambientes críticos, como centros cirúrgicos, detalhando requisitos e qualificações essenciais para garantir a segurança e assepsia nesses espaços.

Outro destaque do evento será a palestra do Dr. Norton Mello, engenheiro e PhD. Healthcare Management, que discutirá o impacto do envelhecimento populacional e o diagnóstico de demência na estrutura dos hospitais. “O desenho do hospital precisa contemplar o paciente idoso e o acompanhante idoso. Quando isso não ocorre, pode afetar a segurança de todos”, afirma Marcelo Boeger. O paciente com 60 anos ou mais exige uma abordagem diferente, por exemplo, com elementos que avaliem a locomoção e riscos de queda. Revestimentos e cores de piso adequados, móveis arredondados e iluminação apropriada dão mais segurança a este público.

“Pacientes com algumas doenças, como o Alzheimer, exigem atenção especial, visto que têm a visão e o paladar alterados, o que pode impactar até a forma como a pessoa enxerga e sente a comida, como se relaciona com o ambiente e com os serviços”, pondera Boeger. Fechando o tema, será apresentado o primeiro pronto-atendimento exclusivo para pacientes idosos inaugurado, há menos de um ano, pelo Hospital São Camilo Pompeia.

“Estamos trazendo a gerente médica, o enfermeiro gestor do projeto e a administradora de operações do hospital, para mostrar que quando essas três áreas conversam, os resultados acontecem”, diz o coordenador.

Mudanças tributárias e impacto nos serviços terceirizados

As alterações nas regras tributárias no Brasil começarão a ser implementadas em 2026 e suas implicações para a contratação de serviços terceirizados, segundo Marcelo Boeger, é um assunto que vem “preocupando todos”.

É por isso que o palestrante Ricardo Hiroshi Akamine, sócio responsável pela área Tributária na PK Advogados, mediado por Ricardo Pioltini, diretor da Abrafac (Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management), e Facilty Management Lead para América do Sul na General Motors, trará esclarecimentos sobre as novas regulamentações e como elas impactarão o setor.

Escassez de mão-de-obra e tecnologia

A escassez de profissionais na área de facilities será outro tema crítico abordado no evento. A alta rotatividade e a dificuldade de retenção de trabalhadores operacionais, como recepcionistas, copeiros, camareiras e auxiliares serão discutidas por Gladys Antonioli, gestora de operações no Hospital Santa Catarina de São Paulo, e Joyce Rebouças, diretora executiva de Operações no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Além disso, duas gestoras do Grupo Sarah (DF), Luana Ciocca e Bianca Guidi, irão mostrar como têm usado a tecnologia para aumentar os resultados na gestão de enxoval e da higiene, quando comparado com os modelos tradicionais.

“Essas soluções diminuem a dependência de mão-de- obra. Uma das soluções para que se tenha menos carência de profissionais é automatizando, usando tecnologia e deixando os profissionais para o atendimento direto ao cliente”, exemplifica o coordenador do congresso.

Hospitais públicos têm também investido no uso de tecnologias disruptivas para limpeza, distribuição de roupas, coleta de lixo e transporte de medicamentos. A moderação ficará a cargo da superintendente de Facilities do Hospital Albert Einstein, Ana Paula de Araújo Santos.

Na reta final do congresso, haverá um debate sobre o Command Center, responsável pela coordenação das operações logísticas e de serviços. “É o cérebro do facilities. Eles vão comandar todas as operações”, reforça Marcelo Boeger.

O Centro de Controle Operacional (CCO) utiliza tecnologias como câmeras, sensores de internet das coisas, RFID (sigla em inglês para identificação por radiofrequência) e telemetria para monitorar, observar indicadores operacionais em tempo real e gerir as operações permitindo a interoperabilidade entre vários recursos. Sua adoção apoia os gestores na tomada de decisão de forma rápida e assertiva, permitindo ajustes instantâneos para otimizar a eficiência e a experiência dos pacientes. Duas gestoras do Grupo HospitalCare, Bruna Pagliaro e Lauara Leroy, apresentarão um case de sucesso.

Assista ao podcast da Hospitalar com coordenador do Congresso de Hotelaria e Facilities (H&F), Marcelo Boeger,confira as novidades e se prepare para o encontro presencial acessando aqui: Link

Informa Markets Latam

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Acesse www܂informamarkets܂com܂br para saber mais.

Programa Better Stands da Informa Markets

O Better Stands é uma iniciativa dedicada a promover práticas sustentáveis e responsáveis na indústria de feiras e eventos. Através deste programa, a Informa Markets busca transformar a forma como os estandes são projetados, construídos, montados e desmontados, visando reduzir o impacto ambiental e promover a eficiência energética. Para mais informações visite Link

Hospitalar 2025

Data: 20 a 23 de maio, das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

Programação: https://www.hospitalar.com/pt/home.html

Inscrição: https://www.hospitalar.com/pt/quero-visitar/ingressos25.html

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.