Humanização na alimentação hospitalar reflete na recuperação mais rápida de pacientes

O Grupo Risotolândia, um dos maiores players do Brasil no segmento de refeições coletivas, fundado em 1953, mantém em sua trajetória os mesmos princípios desde a inauguração do primeiro negócio da empresa, o tradicional Risoto do Xaxim, em Curitiba. A receita desde os anos 50, preparada então pela fundadora Cenira Gusso, mantém os ingredientes das origens italianas: o preparo com carinho e amor.

A evolução inexorável nos negócios não impediu que a Risotolândia mantivesse a prática humanizada em todas as sete empresas do Grupo. Um dos destaques é a Risotolândia Saúde, que atende hospitais nas regiões Sul e Sudeste. O fornecimento de refeições coletivas segue com a mesma excelência no atendimento a pacientes, acompanhantes e colaboradores, que inclui equipes médicas e de saúde.

A Risotolândia Saúde iniciou suas atividades em 2016, com o desafio de se tornar uma marca especializada no atendimento a hospitais, com alimentação especializada para médicos, acompanhantes, colaboradores e pacientes, com dietas totalmente individualizadas, em um minucioso trabalho no qual a refeição passou a fazer parte importante do processo de reabilitação de cada pessoa internada.

Ao mesmo tempo que a Risotolândia Saúde quer afastar o estigma de que comida de hospital é sinônimo de alimentação sem sal, sem açúcar, sem gosto, sem graça, trabalha cada vez mais na implementação de uma nova gastronomia hospitalar para oferecer alimentos saudáveis, naturais, de boa qualidade e procedência e com alto valor nutritivo. Por traz da expertise da empresa está o reconhecido trabalho em transformar a “comida de hospital” em uma gastronômica de verdade, feita com afeto, desde o preparo até o servimento.

Os cardápios utilizados são sempre compostos por alimentos frescos, sem temperos prontos, processados, embutidos e frituras. O servimento segue um padrão de qualidade para todos os beneficiados, sobretudo para os pacientes, uma vez que requer atendimento personalizado, conforme prescrições médicas e necessidades a partir de orientações presentes nos prontuários.

Case

Essa readequação nas refeições já é uma prática no Hospital e Maternidade Monte Sinai, de Juiz de Fora (MG). O atendimento da Risotolândia Saúde envolve todos os públicos – pacientes, acompanhantes, médicos e equipes de saúde. A gerência é do Monte Sinai, hospital de referência na região, com supervisão da Risotolândia Saúde, que oferece serviço com equipes de nutricionistas e cozinheiros especializados, responsáveis pela personalização dos cardápios e das dietas adaptadas.

“A gastronomia hospitalar é um dos grandes desafios quando se busca harmonia entre sabor, variedade de cardápio e a necessidade de seguir estritamente as orientações médicas presentes nos prontuários dos pacientes. Tradicionalmente, a ideia de comida de hospital costuma ser associada a refeições sem sabor e sem graça. Repensamos isso no atendimento aos pacientes, sem deixar de incluir acompanhantes, equipe médica e todos os demais colaboradores. A proposta é otimizar cada vez mais os nossos serviços de hotelaria, e sabemos que a alimentação é parte crucial deste processo”, diz Ronaldo Tortorelli, Gerente administrativo do Hospital Monte Sinai.

Acolhimento e Dedicação aos Pacientes

O novo conceito de alimentação hospitalar leva em conta diversos fatores que beneficiam o paciente antes, durante e no pós-operatório. A nutrição adequada atende as necessidades nutricionais específicas de cada caso, considerando condições médicas, terapêuticas, cicatrização de feridas e restrições dietéticas, por exemplo, o que auxilia no processo de fortalecimento do sistema imunológico, na satisfação e no bem-estar do paciente, com impactos positivos na recuperação pós-operatória.

Médicos e Colaboradores

A gastronomia hospitalar de qualidade implementada pela Risotolândia Saúde segue as diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde), que preconiza que a introdução de uma alimentação saudável reflete em mais disposição, melhor desempenho profissional e produtividade, além de contribuir para o bem-estar físico e mental dos colaboradores em seus ambientes do trabalho.

Segundo pesquisa interna do Hospital Monte Sinai, realizada com colaboradores e equipes médicas, a mudança do cardápio, o preparo e a entrega representam hoje mais satisfação. A tradução disso é melhor produtividade e retenção de funcionários e do corpo clínico.

“Oferecer refeições de qualidade aos colaboradores melhora a satisfação no trabalho, promove um ambiente positivo, inclusivo, de sociabilidade e, ainda, menor absenteísmo e maior retenção de talentos”, ressalta Tortorelli.

Especificidades Alimentares

A proposta da Risotolândia Saúde é entregar refeições coletivas com gastronomia hospitalar diferenciada e individualizada, e que atenda desde a novas mamães na maternidade, as alas infantis, de oncologia, de disfagia, entre outras.

Para a empresa, a humanização no servimento de refeições hospitalares é fruto da adaptabilidade, aprimoramento e cuidado com dietas e realidades diversas, para pacientes, acompanhantes, funcionários do hospital e visitantes.

A chamada nutrição clínica conta com mão de obra especializada, com equipe multiprofissional de terapia nutricional, que auxilia na estruturação do serviço e participação em todas as frentes relacionadas à segurança do paciente, por meio de protocolos de atendimento nutricional.

Redação

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