IBCC Oncologia adota solução green da Furukawa em nova unidade hospitalar em São Paulo

Cuidar de pessoas, histórias e vidas tem sido a missão do IBCC Oncologia desde que inaugurou sua primeira unidade, há 52 anos, no bairro da Mooca, na capital paulista. E esse cuidado com o bem-estar e a segurança dos pacientes, bem como com a preservação do meio ambiente, levou a instituição a apostar em soluções green da Furukawa para a infraestrutura de redes de comunicação.

“O uso de matéria-prima ecologicamente sustentável, e ainda adequada às normas de baixa emissão de fumaça em caso de incêndio, é um diferencial importante na infraestrutura de rede de um hospital”, afirma Kleber Machado, coordenador de Tecnologia da Informação do IBCC Oncologia. Foi esse apelo que motivou o hospital a investir na solução de cabeamento GigaLan Green da Furukawa para o projeto de rede de comunicação de sua mais nova unidade, inaugurada no início de março, na Vila Mariana.

O projeto foi executado pela Added Soluções em Tecnologia da Informação, solution provider da Furukawa – que apresentou a solução GigaLan Green ao IBCC. “A parceria entre Added e Furukawa nesse projeto foi muito importante e mostrou que é possível conciliar a oferta de uma solução competitiva, que traz bons resultados para o cliente, com a preservação do meio ambiente”, ressalta Fagner Medeiros Cordeiro, projetista de infraestrutura da Added.

A nova unidade do IBCC Oncologia ocupa um prédio de oito andares, que foi reformado e adaptado para abrigar uma Unidade de atendimento ambulatorial e de quimioterapia, atualmente destinada ao SUS. A instalação da infraestrutura de rede, que conecta 515 pontos, consumiu 20 quilômetros de cabos Furukawa com revestimento em polietileno verde, à base de etanol extraído da cana-de-açúcar.

Com isso, 129 kg de composto derivado de petróleo deixaram de ser consumidos, sendo substituídos por 68 kg de composto derivado da cana, 100% reciclável, e 188 kg de gás carbônico (CO²) foram capturados da atmosfera – o que contribui para a redução do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global. Além disso, o cabo GigaLan Green possui composto LSZH (Low Smoke Zero Halogen) na cobertura, que apresenta baixa emissão de fumaça e, em caso de incêndio, não gera gases tóxicos.

Na unidade Vila Mariana, a rede de comunicação vem suportando aplicações de dados – principalmente transmissão de imagens médicas -, de voz e CFTV. Satisfeito com os resultados desse projeto, o IBCC adotou a solução green da Furukawa também na reforma da infraestrutura de um dos andares de sua unidade mais antiga, na Mooca. Além delas, o hospital possui mais uma unidade na capital paulista – no bairro do Jaçanã – e uma no estado de Goiás, na cidade de Formosa.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.