Prefeitura de Rio Branco já realizou mais de 30 mil consultas virtuais remotas

60

Soluções de atenção virtual à saúde já são uma realidade no país. Em Rio Branco, no Acre, a Prefeitura implementou esta infraestrutura como opção para desafogar o sistema de saúde e evitar aglomerações nos estabelecimentos de saúde da capital, visando conter a pandemia do novo Coronavírus. Implantada em abril, a solução oferecida pela Dígitro Tecnologia já realizou mais de 30 mil consultas virtuais remotas, via telefone e chat online, destas.

Pela plataforma é possível que médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas realizem consultas online. A pessoa recebe atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consultas, monitoramento e diagnóstico, além de agendamentos de exames e consultas presenciais.  Com auxílio da tecnologia é possível que os cidadãos com sintomas gripais leves não precisem se dirigir às unidades de saúde, evitando a própria exposição e a dos demais. Além dos atendimentos específicos, também são realizados outros atendimentos referentes à rotina de atendimento básico de saúde.

As tecnologias responsáveis pelos atendimentos fazem parte do pacote de soluções de comunicação unificada da Dígitro Tecnologia — englobando o Interact e o UNA. A grande adaptabilidade das soluções permite que a empresa forneça diversos serviços e atenda prontamente às necessidades dos clientes, entre elas as de atenção virtual à saúde. Dentre os serviços oferecidos por meio do Interact, estão o de esclarecimento de dúvidas, orientações, agendamentos e consultas propriamente ditas, por meio de chat ou telefone. Também estão sendo implantados monitoramentos das pessoas dos grupos de risco ou diagnosticadas com coronavírus e que estão em isolamento. Isso ocorre através de ligações periódicas realizadas por robôs que realizam chamadas mediante listas previamente configuradas e entrevistam os membros de cada grupo. A tecnologia é a mesma utilizada para realizar as consultas virtuais, via chat (Telegram, portal e Facebook Messenger). No caso das interações por chat é possível migrar para consultas virtuais por vídeo facilmente.

Existe a possibilidade fazer agendamento de consultas presenciais caso seja necessário, já que algumas patologias exigem esse procedimento de saúde. Através do UNA, os profissionais e agentes de saúde, assim como de assistência social, que atuam em campo, podem entrar em contato por voz, chat ou vídeo com os profissionais de saúde de plantão, para obtenção de suporte remoto. Além disso, a solução permite a realização de videoconferências entre os gestores da Secretaria de Saúde e os gestores das unidades de saúde, distribuídos pela cidade. Além disso, existe a possibilidade opcional de gravação das interações de primeiro nível e, mediante autorização prévia dos Conselhos Regionais de Profissão, a gravação das próprias consultas virtuais garantindo segurança para o exercício da profissão e para o recebimento dos serviços essenciais de saúde, tudo em um sistema único e integrado.

“Os cidadãos recebem atenção de saúde em diferentes níveis com maior velocidade, comodidade e segurança contra possível contaminação. A atenção é dada através da orientação, do esclarecimento, do agendamento de procedimentos virtuais e presenciais, bem como da execução de tais procedimentos virtuais. Nos casos de visitas nas residências, a tecnologia também está presente aproximando profissionais de saúde dos cidadãos que requerem cuidados. Isso tudo sem contar com o aumento da produtividade e segurança para o exercício das atividades dos profissionais de saúde diretamente de seus consultórios. Os serviços instrumentalizados pela solução da Dígitro contribuem para a eliminação de filas e burocracias, além de prevenir a proliferação de doenças nos setores de emergência, causada pela aglomeração de pessoas”, explica Adriano Dias, Executivo de Negócios Estratégicos da Dígitro. O mais interessante, de acordo com Dias, é a possibilidade de uso de recursos de inteligência digital que auxiliam na mensuração da eficácia dos serviços e da percepção social acerca dos resultados alcançados pela Secretaria de Saúde de Rio Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

treze + nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.