ICB-USP promove nona edição do curso de Introdução a Psicofarmacologia Clínica

Em sua 9ª edição, o curso “Introdução à Psicofarmacologia Clínica”, ministrado por Moacyr Aizenstein, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) e pós-doutor em Psicofarmacologia pela Universidade da Califórnia (UCSD), está com inscrições abertas até 5 de setembro.

Aizenstein, autor dos livros “Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos” e “Introdução a Psicofarmacologia Clínica”, aborda no curso os mecanismos de ação dos psicofármacos, que produzem tanto os efeitos terapêuticos desejados como os seus efeitos adversos.

Destinado a médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, biomédicos e alunos de graduação com interesse na área, o curso também apresenta as bases moleculares dos distúrbios psiquiátricos e como elas vieram a ser descobertas a partir da utilização de medicamentos para seu tratamento.

O curso também alerta para a medicalização exagerada ou equivocada, que pode trazer prejuízos à saúde do paciente e causar dependência. “Para explicar as teorias bioquímicas da dependência, eu dou uma aula sobre o álcool que, embora não seja utilizado com objetivos terapêuticos, é um problema de saúde pública que está relacionado com o assunto”, destaca Aizenstein.

O curso será realizado entre 19 de setembro e 7 de novembro, em formato EaD. Além das aulas teóricas em vídeo, que ficam gravadas e podem ser consultadas durante o curso, os participantes terão acesso a salas de bate-papo para elucidação de dúvidas e uma relação semanal de exercícios.

Os módulos a serem trabalhados são: Introdução a Farmacologia do Sistema Nervoso Central; Neurotransmissores; Fatores e mecanismos moleculares relacionados à ocorrência de tolerância e dependência aos fármacos; Etilismo: Dependência e tratamento; Farmacologia e usos clínicos dos sedativos e hipnóticos; Tratamento farmacológico da depressão e dos transtornos de ansiedade; Tratamento farmacológico das psicoses; Fármacos psicoestimulantes: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Estão abertas 200 vagas no valor de 150 reais, e as inscrições podem ser feitas por este link. Serão oferecidas 20 vagas para alunos que comprovarem vulnerabilidade socioeconômica familiar. São 4 horas de atividades semanais, totalizando 32 horas. Certificados de conclusão serão fornecidos aos alunos que obtiverem aproveitamento em 70% dos exercícios e participação em 85% das aulas.

Redação

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