Temas atuais como a ventilação mecânica não-invasiva — muito discutida em função da pandemia de Covid-19 —, o papel da fisioterapia nas cardiopatias congênitas e a importância da tecnologia e da inovação na fisioterapia devem permear os debates do III Simpósio Internacional de Reabilitação e XII Simpósio de Fisioterapia promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS). São experiências bem sucedidas de serviços de reabilitação hospitalar de outros países. O destaque é para as palestras da britânica Selina Keiller, da Cambridge University Hospitals NHS Foundation Trust, e dos chilenos César Gallegos, da Clínica San Carlos de Apoquindo, e Cinthia Casasbellas, do Hospital Clínico y Clínica UC Christus.
Segundo o coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento, Leonardo Garcia, o evento será uma oportunidade de olhar para essas experiências de outros locais do mundo, dentro do ambiente hospitalar, entendendo um pouco da cultura e da organização desses países, assim como a formação. Garcia acrescenta que o evento também terá palestrantes de hospitais brasileiros, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês. “Assim poderemos entender como essas instituições atuam na prescrição do cuidado em fisioterapia, em questões como com que frequência deve ser feita, quanto tempo, como é o tratamento em pacientes pediátricos e pacientes críticos dentro da UTI”, observou.
A atividade tem início na sexta-feira (14) e segue até o sábado (15) no Auditório Moinhos, com transmissão on-line. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do hospital.