Especialistas esclarecem questões sobre amiloidose em evento

A amiloidose é uma doença rara, que ainda exige uma longa caminhada dos pacientes até encontrarem o diagnóstico correto. A condição se caracteriza por proteínas que, ao invés de se degradarem, acumulam-se em vários tecidos e órgãos, especialmente em nervos periféricos e coração. A progressão da enfermidade pode levar à disfunção ou insuficiência do órgão e até à morte.

Pesquisas mostram que os pacientes consultam, em média, sete médicos diferentes até serem diagnosticados. Como seus principais sintomas são fraqueza e cansaço, acabam confundidas com outras doenças. É o exemplo do quadro de insuficiência cardíaca, que pode ser atribuído a outras causas, como a idade. Buscando desmistificar questões sobre a amiloidose, facilitando aos profissionais a identificação de seus indícios e diagnosticá-la ainda no consultório, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), promove o evento “Novas fronteiras no diagnóstico e no tratamento da amiloidose”.

O evento acontece nesta quinta-feira (3), a partir das 19h, com transmissão online. No encontro, serão apresentados os mais recentes avanços científicos sobre essa doença, além de debates sobre um caso clínico com médicos especialistas do Hospital Moinhos e com Sharmila Dorbala, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. A transmissão será feita em português e inglês.

“Com os avanços dos últimos anos, hoje temos opções de tratamento da amiloidose, possibilitando tanto a melhoria, até mesmo, a reversão do quadro clínico”, afirma Carisi Anne Polanczyk, chefe do Serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca do Hospital Moinhos de Vento.

Para se inscrever no evento, acesse o site amiloidose.eventize.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.