Inovação e transformação no setor da saúde

De acordo com dados recentes do Painel de Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM), o país conta com 562.567 médicos em atividade. Em 2022, mais de 35 mil profissionais da área ingressaram no mercado, seja em empresas hospitalares, clínicas, serviço público ou aqueles que optam por abrir o seu próprio consultório.

Um recorte do mesmo estudo, baseado em um levantamento de 2.400 médicos entrevistados, mostra que 47,6% dos médicos possuem consultório particular. Para esses profissionais, o grande desafio pode ser a gestão financeira. O conhecimento administrativo não está presente no currículo disciplinar das escolas de Medicina, mas se torna um grande aliado para aqueles que almejam ter o seu próprio negócio.

Foi pensando nisso que Marina Figueiredo, fundadora da Health Business School, viu a oportunidade de criar e desenvolver métodos que auxiliam esses profissionais do setor da saúde a gerirem ou abrirem seus espaços de forma efetiva e eficaz.

O primeiro contato que a Marina teve foi a convite de um médico para planejar e reestruturar a clínica enquanto trabalhava em uma multinacional. O reposicionamento de público fez com o espaço aumentasse o faturamento exponencialmente, a ocasião abriu portas para que a empresária recebesse convites de clínicas que a procuravam para gerenciamento, o que a fez repensar na carreira.

A Health Business School (HBS) surgiu em 2016. Uma escola voltada para o empreendedorismo na saúde, com módulos voltados para negócios, marketing, liderança, gestão, finanças e administração especializada no setor. “A HBS possui três ideais: inovação, transformação e resultado. Tudo isso com a preocupação de não apenas fazer pelos médicos, mas ensiná-los a como gerir e expandir da melhor forma a sua clínica”, diz Marina.

O que mais impulsiona o DNA da HBS é promover o crescimento sustentável de clínicas e hospitais, potencializando a geração de emprego e impulsionando a economia. O setor da saúde foi um dos setores que mais cresceu mesmo na pandemia, e vem servindo de base para muitos profissionais que precisam recomeçar na carreira, após perderem empregos de outras áreas. A HBS já contribuiu com a geração de mais de 20 mil vagas de empregos de forma direta e indireta.

Um dos pontos fortes da escola é a transformação do profissional da saúde em uma grande marca de referência em seu setor, por meio de posicionamento estratégico. Expandindo a visão empreendedora dos clientes, a HBS encara o branding como um ponto central, permitindo que se construa a imagem de autoridade, sendo valorizado e reconhecido por seus pacientes. “Todos os clientes que passam pela HBS, se tornam grandes marcas e isso gera um grande impacto no mercado e no crescimento do médico”, destaca Marina.

Entre os cases de sucesso em marketing, gestão e desenvolvimento de pessoas estão grandes nomes da medicina e nutrição das mais diversas especialidades. As dermatologistas Paula Bellotti, Maria Bussade, a especialista em medicina fetal, Viviane Monteiro, o cirurgião plástico Rodrigo Duprat, a nutróloga Paula Vasconcelos, o fertileuta Renato Tomioka, o urologista Conrado Alvarenga e a nutricionista Fernanda Scheer são alguns exemplos de clientes que construíram suas marcas ou fortaleceram sua gestão com a consultoria da HBS.

Aliado ao posicionamento de marca, a mentoria financeira é parte essencial da gestão de uma clínica. Seja no escopo amplo ou direcionado às necessidades do espaço, de caixa, de precificação, entre outros. Também é possível contratar a mentoria para a abertura de clínicas. A HBS auxilia desde o planejamento inicial com questões locais, se a região é favorável, a viabilidade financeira, a equipe, toda a organização necessária até a inauguração.

Outro diferencial presente na HBS foi a criação da metodologia ‘padrão concierge’. Preparar uma equipe para receber um paciente pode ser um grande diferencial. Atender as necessidades, oferecer uma experiência agradável enquanto aguarda o atendimento, tirar dúvidas, tudo isso reflete na marca da clínica quando o paciente é bem tratado.

“As relações interpessoais dentro deste setor são muito intensas. Não se aplica apenas ao conhecimento do médico ou a estrutura do seu consultório. Quando um paciente se depara com um atendimento diferenciado enquanto espera uma consulta, isso reflete no retorno e na indicação para outras pessoas”, afirma Marina.

Com sede em São Paulo, a Health Business School está presente em todos os estados. Já possui mais de 3.600 clientes atendidos entre clínicas e multinacionais do setor da saúde com mais de 10 mil profissionais e staffs qualificados em treinamentos.

Redação

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