O espírito de doação ao próximo levou, há três anos, o Dr. Luiz Roberto Londres e Dr. Marcio Meirelles a criarem o Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), organização sem fins lucrativos que tem como objetivo o resgate da saúde pública, através de trabalhos com médicos voluntários em comunidades carentes. Já são mais de sete mil atendimentos médicos realizados desde sua criação.
No primeiro semestre de 2019 foram realizados cerca de 1650 atendimentos. Em 2018 foram totalizados cerca de 2.600 atendimentos nas comunidades onde o IMC atua: Morro Azul, no Flamengo; Parque da Cidade, na Gávea e Tavares Bastos, no Catete, além de consultórios médicos com consultas com hora marcada.
A rede de amigos só cresce: o IMC, localizado na Glória, Rio de Janeiro (RJ), conta com 15 profissionais de saúde, de várias especialidades, que atendem gratuitamente os pacientes que precisam de algum atendimento especializado. Esses atendimentos incluem as seguintes especialidades médicas: clínica médica, pediatria, psicologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, homeopatia, oftalmologia, proctologia e urologia e fisioterapia.
Para que esse trabalho continue e consiga se manter, o Instituto de Medicina e Cidadania precisa de voluntários e doações e está fazendo uma campanha nas mídias sociais e e-mail marketing.