Desde o mês de abril que o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, de São Paulo (SP), expandiu a Unidade de Transplante de Medula Óssea, atualmente com capacidade para 33 leitos e em andamento a abertura de outros 17 até o final do ano, quando terá dobrada sua capacidade de leitos (50) em onco-hematologia.
Essa expansão impacta diretamente na necessidade de doadores de sangue e plaquetas e no Junho Vermelho o IBCC alerta a população para que se sensibilize e se torne doadora, já que um paciente necessita, em média, de 16 transfusões por transplante, quando não há complicações ou intercorrências no tratamento.
Somente em 2017 o IBCC realizou 83 transplantes, para 2018 a expectativa é de aumentar em pelo menos 30% esse número. “Precisamos sensibilizar a população para que se torne doadora, pois existem patologias onde a transfusão é necessária não somente no pós transplante de medula óssea, como também na fase pré transplante. A cada dia aumentamos o número de transplantes realizados e para isso dependemos totalmente da doação de sangue”, explica o coordenador médico da Unidade de Transplante do IBCC, Dr. Roberto Luiz da Silva.
O transplante tem sido alternativa para tratar várias doenças oncológicas, hematológicas e imunológicas e o Brasil é um país com baixo índice de doadores de sangue, apenas 1,8% de sua população total pratica o ato solidário de doação que salva vidas. Neste ano, o IBCC já iniciou a abertura do Banco de Sangue aos sábados para tentar aumentar as doações. “Mais de 90% da demanda de bolsas de sangue são destinadas à onco-hematologia e com a expansão precisamos que a população seja sensibilizada a doar”, reforça a coordenadora do Banco de Sangue do IBCC, Juliana Lima.
Mulheres podem doar sangue a cada quatro meses, homens num intervalo de três meses. Para doação de plaquetas o intervalo é de 72 horas não sendo permitido ultrapassar 4 doações por 30 dias ou 24 doações em 12 meses. O Banco de Sangue do IBCC está localizado na Av. Alcântara Machado, 2576 – Mooca. Funciona de segunda à sexta, das 8h às 13h e sábado, das 8h às 15h. Informações: (11) 3474-4280.
Junho Vermelho
A Campanha do Junho Vermelho no IBCC este ano tem como tema a proposta de cada pessoa convidar um amigo para se tornar um doador de sangue, pois a cada duas doações é possível salvar até oito vidas. Marcos Cardoso é doador assíduo de plaquetas. Completou sua 47ª doação neste mês. “Faz parte de um hábito que levo pra minha vida doar sangue e plaquetas”, declarou. Alexandra de Almeida está na sua 37ª doação de plaquetas e sempre que pode também doa sangue. “Se as pessoas soubessem como ajudam a quem precisa com um ato solidário e gratuito elas se tornariam mais doadoras”, completa.