No dia 3 de abril, uma equipe de auditores da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) aprovou a manutenção da certificação outorgada ao Laboratório da Unimed Sorocaba (SP) pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (Palc). A primeira certificação ocorreu em 2014 e, desde então, sempre foi renovada.
A recertificação obtida abrange todas as unidades do Laboratório, ou seja, inclui as instaladas na Unidade Avançada Zona Norte, na Sede e no Hospital Dr. Miguel Soeiro. Os auditores avaliaram minuciosamente todas as ações executadas pelo Laboratório, desde as rotinas das recepções dos postos de coleta até a entrega dos resultados. Os processos são divididos entre pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos. Além disso, também foram examinadas áreas que, de alguma maneira, se correlacionam com o setor – entre elas, Tecnologia de Informação, Recursos Humanos e Engenharia e Suprimentos, por exemplo.
O vice-presidente da Unimed Sorocaba, Paulo Hungaro Neto, acompanhou pessoalmente a abertura da auditoria e a comunicação do resultado. Junto a ele estavam o coordenador médico do Laboratório, Edson Shitara, e a gerente de Diagnóstico da Unimed Sorocaba, Lara Cristina Bueno dos Santos.
“Entendemos como extremamente positiva a avaliação de profissionais externos sobre os nossos processos, apontando como podemos melhorá-los e, assim, entregar atendimentos aos nossos clientes com mais qualidade e segurança”, destacou Hungaro.
Falando à equipe do laboratório, ele traçou um paralelo: “A velocidade das transformações na área da saúde pode ser comparada a uma grande tempestade que surpreende um navegador em alto-mar. Um otimista espera que ela passe para que ele possa seguir viagem, enquanto o pessimista gasta suas energias reclamando da força dos ventos. Porém, os navegadores autorresponsáveis ajustam as velas dos seus barcos e seguem suas travessias seguros e sem perder tempo, as auditorias e certificações nos auxiliam nestes ajustes das velas”, finalizou.