O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), recebeu nesta segunda-feira (4) a visita do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e do coordenador da Assessoria Técnica da entidade, Nilo Bretas. A agenda institucional teve como objetivo apresentar aos representantes dos gestores do Sistema Único de Saúde nos municípios a estrutura do hospital e os projetos executados e em andamento pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), liderados pela instituição. Também foram abordados os processos relacionados à execução, monitoramento e gestão dessas iniciativas e os resultados alcançados.
Os gestores do CONASEMS foram recebidos pelo superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, pelo superintendente de Responsabilidade Social, Luis Eduardo Ramos Mariath, pelo gerente PROADI-SUS, Lucas Barbieri, pelo consultor de Relacionamento Institucional, Dr. Luiz Mattia, bem como pelas equipes técnicas que atuam nos projetos do PROADI-SUS.
Os gestores do Conasems foram recebidos pelo superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, pelo superintendente de Responsabilidade Social, Luis Eduardo Ramos Mariath, pelo gerente do Proadi-SUS na instituição, Lucas Barbieri, pelo consultor de Relacionamento Institucional, Luiz Mattia, e pelas equipes técnicas que atuam nos projetos em parceria com o Ministério da Saúde.
Para Junqueira, a visita deve fortalecer a parceria que o Conasems mantém com o Hospital Moinhos de Vento pelo Proadi-SUS. Alinhado com a ideia de consolidar a colaboração no desenvolvimento de projetos para a saúde pública, o superintendente de Responsabilidade Social ressalta que o conselho está nos 5.570 municípios brasileiros e o hospital atua com, pelo menos, uma iniciativa na grande maioria deles.
O Conasems integra a Comissão Intergestores Tripartite, que atua na gestão estratégica do SUS. Também integra o grupo, além do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS).
Recursos próprios para o avanço do SUS
Desde 2009, a Associação Hospitalar Moinhos de Vento investiu mais de R$ 670 milhões em recursos próprios nos projetos voltados para o SUS. Só no último triênio, foram desenvolvidos 30 projetos. Somado a esse valor, a instituição contribuiu com a disponibilização de equipes e insumos, além da expertise que capacitou mais de 100 mil profissionais de mais de 200 hospitais pelo Brasil.
Os investimentos são valores correspondentes à imunidade tributária, legalmente constituída, por ser uma entidade filantrópica. Trata-se de um valor gerado pelos próprios hospitais participantes, que desembolsam esse recurso e o aplicam em projetos de interesse do sistema público de saúde, por meio do PROADI-SUS.