Liga acadêmica estuda perfusão extracorpórea

A primeira Liga Acadêmica de Circulação Extracorpórea (Lacec) do país é de Sergipe. Com o objetivo de levar conhecimento sobre a área de Perfusão Extracorpórea, a Lacec foi implantada pelo curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e atua em parceria com a Liga Nacional, ligada à Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC).

“Somos apaixonados por Perfusão Extracorpórea e, por isso, estudamos profundamente cada tema, desde a Anatomia Cardíaca até a cirurgia com CEC (circulação extracorpórea).  Além disso, nos preparamos para as provas de residência na área. Nós sempre compartilhamos conhecimentos abrangentes, e cada ligante deve estudar e pesquisar muito. O que sempre prezamos é a capacidade de compartilhar conhecimento em grupo”, comenta Fabrício Jesus, acadêmico do 9⁰ período do curso de Biomedicina da Unit e presidente da liga.

“Cada aluno participante tem um papel fundamental dentro da Liga. Somos todos um só e amamos avanços cirúrgicos. Dentro da Perfusão, estudamos desde CEC até o ECMO, que hoje está muito conhecido por causa do atual cenário em que vivemos. Nós temos ainda mais responsabilidade, porque precisamos ensinar para os não ligantes tudo sobre CEC”, acrescenta.

A liga, que antes era exclusiva para os estudantes do curso de Biomedicina, atualmente possui caráter multidisciplinar. “Hoje somos uma das maiores ligas acadêmicas de CEC. Para nós, que estudamos Biomedicina, é de extrema importância o conhecimento sobre áreas que não vemos tão profundamente na graduação. É uma área que vai além do laboratório, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam. Os perfusionistas, por exemplo, são o pilar da cirurgia cardíaca com a CEC”, destaca o acadêmico.

Com 15 integrantes, a liga é orientada pela professora Ingridy Viana na parte científica e pela perfusionista Laís Mota na parte de conhecimento em Perfusão Extracorpórea. “No primeiro semestre deste ano não abrimos vagas, porque estávamos com 15 ligantes. Agora que muitos se formaram, abriremos mais vagas e nosso processo seletivo é com base em matérias cursadas e análise de currículo. Para nós, da Lacec, fundamental que nossos integrantes sejam comprometidos e seus currículos irão nos mostrar isso”, finaliza o presidente da liga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.