O presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, acompanhou a nomeação em Brasília (DF), ao lado de Mandetta e de outros diretores da Associação – Akira Ishida e Jorge Carlos Machado Curi (vice-presidentes), Florisval Meinão (Administrativo), Marun David Cury e João Sobreira de Moura Neto (Defesa Profissional) e Antônio Carlos Endrigo (TI).
Natural de Campo Grande (MS), Mandetta é formado pela Universidade Gama Filho, tem especialização em Ortopedia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e subespecialização em Ortopedia Infantil pelo Scottish Rite Hospital for Children, em Atlanta (EUA). Entrou para a política em 2005, quando foi nomeado secretário de Saúde de Campo Grande. Em 2010, foi eleito deputado federal e reeleito em 2014.
Sempre próximo da Associação Paulista de Medicina, da qual se tornou associado honorário em 2015, foi na entidade que o deputado teve uma das primeiras conversas para a criação da Frente Parlamentar da Medicina no Congresso Nacional, que foi oficializada no Dia do Médico de 2017, em Brasília.
Entre as principais bandeiras do deputado e da FPMed estão a criação e a regulamentação da Carreira de Estado para os médicos do SUS, especialmente voltada à atenção básica, o combate à abertura indiscriminada de faculdades de Medicina e a ampliação do financiamento federal para o Sistema Único de Saúde, além da melhoria da gestão.