Parte das unidades de saúde do município de São Paulo que integram a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre amarela funcionará durante o feriado de Carnaval. Os postos estarão de plantão no sábado (10) e na segunda-feira (12) para atendimento de moradores que receberam senhas previamente.
Na zona Leste, abrirão as UBS Castro Alves, Fazenda do Carmo, José Bonifácio I, Jardim das Laranjeiras, Jardim Conquista III, Jardim Santo André, Jardim São Francisco II, Jardim Tietê I e as AMA/UBS Integradas Cidade Líder I, Jardim Brasília, Vila Itapema e José Bonifácio III.
Na Sul, o atendimento ocorrerá nas UBSs Parque Doroteia, Jardim Miriam II, Vila Império I, Vila Joaniza, Vila Missionária, Jardim Mirna, Jardim Campinas, Parque Fernanda e nas AMA/UBS integrada Parque Santo Antônio, Parque Figueira Grande, Jardim Castro Alves, Jardim Alfredo, Parque Novo Santo Amaro, Jardim Capela, Jardim Icaraí (Quintana).
Além de sábado e segunda, unidades da região Sudeste também funcionarão na terça-feira (13). São elas: AMA/UBS Dr. Geraldo Silva Ferreira (CEO), Americanópolis, Cupecê, Vila Clara, Sacomã, São Vicente de Paula, Vila Moraes e Parque Bristol. No Hospital Dia da Rede Hora Certa Penha o atendimento será apenas no sábado.
A região Norte, que iniciou recentemente o trabalho de rescaldo para localização de moradores que ainda não foram imunizados, terá seis postos para atendimento: AMA/UBS Perus, Parque Maria Domitila, Elísio T. Leite, City Jaraguá, Lauzane Paulista e Anhanguera I.
Na região Oeste, a AMA/UBS Paulo VI abrirá no sábado, segunda e terça. Já a UBS Jardim Edite, que é referência para viajante, o atendimento será somente no sábado.
A lista completa das unidades que funcionarão no feriado de Carnaval e seus respectivos horários de atendimento pode ser acessada neste link: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/Unidades%20CARNAVAL.pdf.
Histórico
A campanha de vacinação no município de São Paulo começou em setembro do ano passado na zona Norte. Por conta da proximidade com o município de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, onde houve confirmação de epizootia, a pasta iniciou em dezembro a ação preventiva em distritos da zona Sul e no distrito Raposo Tavares, na zona Oeste. Até o momento, foram confirmadas 111 mortes de macaco por febre amarela na capital. A segunda fase da vacinação começou em 25 de janeiro e aplicou até quinta-feira (8) 1.283.914 doses, sendo 1.244.180 fracionada e 39.734 padrão.
Entre janeiro e março de 2017, foram registrados 11 casos de febre amarela silvestre na capital (cinco evoluíram para óbito). Em dezembro passado, foram registrados outros 13 (oito evoluíram para óbito). Em janeiro deste ano, foram confirmados 31 casos (seis evoluíram para óbito). Todos são importados de outros estados e/ou municípios, sendo 12 de Minas Gerais, 28 de Mairiporã e 10 de Atibaia.