Mais um novo procedimento especializado é integrado ao rol de serviços oferecidos na Rede Mater Dei, de Belo Horizonte (MG), no tratamento endoscópico de doenças. A colangioscopia peroral é um procedimento que chegou recentemente ao Brasil e consiste em um exame endoscópico que identifica enfermidades no canal biliar.
O procedimento na Rede aconteceu em meados de maio, sendo o primeiro realizado em Minas Gerais, fora do ambiente acadêmico, de demonstração e de ensino, e sem a participação de médicos estrangeiros ou de outros estados.
A colangioscopia peroral é indicada para pacientes que possuem estreitamento do canal biliar de causa indefinida e também em pacientes com cálculos de colédoco de grande tamanho ou com alterações anatômicas. “O procedimento consiste na introdução de uma microcâmera de alta resolução, por meio de um endoscópio ultrafino, dentro do canal biliar. Com isso, conseguimos ter a visão endoscópica do canal, nos dando a oportunidade de realizar uma biópsia dirigida de estenoses ou fragmentar o cálculo com laser”, explica o Coordenador do Serviço de Endoscopia do Mater Dei Contorno, o médico Vitor Arantes.
Esse procedimento também é um aliado no tratamento de algumas doenças no pâncreas, com a avaliação da extensão de tumores malignos ou benignos.
Os especialistas da equipe de Endoscopia do Mater Dei Contorno foram capacitados em treinamentos especializados para a realização do procedimento. “É um recurso tecnológico avançado que foi desenvolvido recentemente e requer uma equipe treinada e experiente nesse tipo de intervenção. O treinamento foi realizado em vários cursos e congressos”, comenta o médico.