As doenças cardiovasculares são as que mais crescem no mundo e o diagnóstico prévio permite desde a adoção de medidas preventivas até o tratamento de alta complexidade. Com o lançamento da segunda edição do ‘Manual da Residência em Cardiologia’, da Editora Manole, estudantes de medicina que optaram pela especialidade têm a oportunidade de obter o conhecimento que é reflexo de um programa de pós-graduação em residência médica de excelência na maior instituição de Cardiologia da América Latina, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, reconhecida internacionalmente e dedicada à assistência, ensino e pesquisa.
O novo livro chega revisado e atualizado, com 140 capítulos divididos em 16 seções, com destaque para a inclusão de seis capítulos com novos conceitos e procedimentos resultantes de inovações da especialidade. Pós-operatório de TAVI e procedimentos valvares percutâneos, suporte circulatório mecânico, angina refratária e canalopatias e outras arritmias genéticas contêm conceitos atualizados, importantes para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças cardíacas.
O capítulo ‘Covid-19 e doenças cardiovasculares’ fala sobre miocardite, pericardite, insuficiência cardíaca, tromboembolismo pulmonar e cor pulmonale como complicações agudas diretas da doença provocada pelo novo Coronavírus e ainda sobre intercorrências relacionadas a alguns tipos de vacinas. “Ao longo da pandemia, o cardiologista, por sua formação mais ampla e polivalente, no pronto-socorro e nas unidades de terapia intensiva, além da experiência no manejo de instabilidade hemodinâmica, tornou-se membro importante no tratamento dos casos mais graves da Covid-19”, ressalta Bruno Caramelli, um dos editores da obra. Já o capítulo ‘Cuidados paliativos na insuficiência cardíaca terminal’ resgata o que há de mais humano na cardiologia.
O conteúdo de ‘Manual da Residência em Cardiologia’ é exposto de maneira prática e objetiva, dividido em tópicos, com tabelas e fluxogramas para facilitar o aprendizado e a consulta. “Trata-se de leitura e material de consulta obrigatória para todos, atuais e ex-residentes de cardiologia e de outras áreas relacionadas que envolvam doenças cardiovasculares”, afirma Caramelli.
Editores
Alexandre de Matos Soeiro é médico assistente da Unidade de Emergência do InCor-HCFMUSP e médico coordenador da Unidade Cardiológica Intensiva – BP Mirante.
Tatiana de Carvalho Andreucci Torres Leal é médica cardiologista assistente da Unidade Clínica de Emergência do InCor-HCFMUSP.
Tarso Augusto Duenhas Accorsi é doutor em Ciências e coordenador no Ambulatório da Unidade Clínica de Valvopatias do InCor-HCFMUSP.
Danielle Menosi Gualandro é doutora em cardiologia e médica assistente da Unidade Clínica de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor-HCFMUSP.
Múcio Tavares de Oliveira Jr. é diretor do Centro de Infusão e Hospital Dia do InCor-HCFMUSP.
Bruno Caramelli é professor associado ao Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP e diretor da Unidade Clínica de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor-HCFMUSP.
Roberto Kalil Filho é professor titular da Disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, diretor geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica e presidente da Comissão Científica e do Conselho Diretor do InCor-HCFMUSP.
Informações: www.manole.com.br