Alterações hormonais estão sendo constatadas em pacientes que tiveram Covid-19

A insuficiência hormonal que – entre outros aspectos – inclui fluxo menstrual desregulado e queda na produção de hormônios sexuais passaram a ser incluídas na lista de sequelas observadas nos pacientes pós-Covid-19.

Desde o início da pandemia, diversas especialidades médicas têm apresentado estudos sobre os efeitos do Coronavírus em pacientes positivados como alteração no paladar e olfato, impacto psicológico e perda excessiva de massa muscular. Agora, os reflexos hormonais também ganham destaque.

O médico endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no Paraná (SBD-PR) André Vianna, afirma que ainda começam a aparecer estudos comprovando uma relação direta entre as alterações no fluxo menstrual e a Covid-19, e explica que o vírus também afeta o sistema hormonal de forma indireta, por meio da glândula hipófise.

“A hipófise é como uma glândula mestre que controla as gônadas, responsáveis pela produção de hormônios sexuais, que seriam os ovários nas mulheres e os testículos nos homens. Uma vez que o Coronavírus afeta as funções da glândula hipófise, a mesma não consegue passar os comandos adequados, resultando em um quadro de insuficiência hormonal”, afirma Vianna.

Sintomas – Por meio de uma alteração direta nos ovários ou indireta na hipófise, as mulheres que tiveram Covid-19 podem apresentar ciclos menstruais desregulados e problemas de libido, assim como os homens podem ter dificuldades de ereção. Além dos hormônios sexuais, o médico endocrinologista alerta para os sintomas do hiper e hipotiroidismo. “Também comandada pela hipófise, a glândula tireoide pode ser afetada pelo Coronavírus e apresentar sintomas importantes, como alteração no ritmo dos batimentos cardíacos e ansiedade ou depressão. Em ambos os casos há a menstruação irregular como possível sintoma”, diz Vianna.

Como os sintomas descritos acima podem aparecer por meio de uma relação direta com o Coronavírus, a orientação é que os pacientes que tiveram Covid-19 consultem um médico endocrinologista para check-up e estejam atentos aos sinais de alteração hormonal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.