Matrículas para curso Neurociência da Primeira Infância encerram na segunda-feira

Estudar como se dá o desenvolvimento na primeira infância e suas implicações para toda a vida é o principal motivador do trabalho que as professoras Ana Alexandra Caldas Osório, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Adriana da Conceição Soares Sampaio e Ana Raquel Marcelino Mesquita, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Portugal), realizam em conjunto há vários anos.

As docentes têm desenvolvido pesquisas sobre as relações cérebro-comportamento, a forma como o cérebro amadurece e quais os fatores que podem promover ou prejudicar o adequado desenvolvimento infantil. Esses estudos incentivaram o novo curso de curta duração ‘Neurociência da Primeira Infância’, de 18 a 22 de outubro, de forma on-line. A iniciativa é da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM e é oferecido pelo programa Exchanging Hemispheres.

“A neurociência do desenvolvimento é uma área do conhecimento em franca expansão e cuja importância tem sido cada vez mais reconhecida. O desenvolvimento saudável na primeira infância é crítico para o bom funcionamento e adaptação dos indivíduos ao longo de toda a vida e, portanto, torna-se fundamental o estudo detalhado e rigoroso das relações cérebro-comportamento neste período precoce do desenvolvimento”, explica a líder do curso, Ana Osório.

De acordo com ela, os avanços tecnológicos nos métodos de avaliação, aliados a teorias cada vez mais refinadas, têm oferecido novo e importante conhecimento sobre o neurodesenvolvimento na primeira infância. Portanto, este curso abordará conceitos científicos sobre desenvolvimento neural na primeira infância, os principais paradigmas metodológicos usados na neurociência do desenvolvimento, bem como temas da neurociência do desenvolvimento sociocognitivo e emocional e fatores neurobiológicos associados.

A abordagem possui grande relevância, pois a primeira infância é o período de maior plasticidade cerebral na vida de um ser humano. Experiências favoráveis nesta fase, como estimulação intelectual adequada, afeto e sentimento de segurança, terão resultados duradouros para toda a vida. Já experiências adversas precoces podem influenciar negativamente a saúde física e mental, o ajustamento social e o sucesso acadêmico e profissional (entre outros aspectos) na idade adulta.

‘Neurociência da Primeira Infância’ é destinado a graduandos e profissionais de áreas diversas, como Saúde, Educação, Tecnologia, Direito e demais interessados em aprofundar seu conhecimento no assunto. Ao final, será disponibilizado um certificado de 32 horas, sendo 20 de interação ao vivo e 12 de estudo; e os alunos mackenzistas receberão um ponto nos programas de Mobilidade Acadêmica (COI).

A matrícula para realização do curso termina na segunda-feira (11).

Informações e inscrições: www3.mackenzie.br/posGraduacao/inscricaoext/20212/3403

Redação

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