A pandemia da Covid-19 acelerou a implementação de inovações nos serviços de saúde adotados pelas empresas. Entre as novidades que deixaram de ser apenas uma tendência para se tornarem protagonistas do momento, o médico a distância é um grande destaque. Contudo, nem todo mundo sabe que esse tipo de prática medicinal vai muito além da consulta online.
Neste artigo, a Sharecare, empresa especialista na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada, vai mostrar as principais tecnologias que se relacionam com esse serviço, como elas funcionam, os benefícios que trazem e por que são tão importantes para que as empresas conquistem resultados melhores com seus colaboradores.
Pronto Atendimento Digital (telemedicina)
A telemedicina é um dos grandes marcos da transformação digital na saúde. O conceito se refere à prática de atendimento e suporte diagnóstico de maneira remota. Isso inclui ainda a interpretação de exames e emissão de laudos a distância. Trata-se de um serviço de cooperação e assistência remota, cujo objetivo é ampliar a capacidade das clínicas.
O Pronto Atendimento (PA) Digital é parte essencial do serviço: por meio de uma infraestrutura tecnológica simples (softwares e conexão com a internet), o paciente é colocado em contato com a equipe médica ou de enfermagem. Somado a isso, esses profissionais atuam em conjunto para otimizar os processos necessários para o tratamento.
A análise de exames e a emissão de laudos são dois bons exemplos disso. Em alguns casos, uma equipe trabalha exclusivamente com essas atividades, agilizando o envio de informações para o atendimento nas clínicas e nos hospitais.
A plataforma virtual também é utilizada para centralizar esses dados, garantindo que todo especialista consultado pelo paciente tenha acesso à sua ficha completa e atualizada. Vale destacar que o PA Digital também é um ambiente valioso para fornecer orientações de emergência e educar as pessoas, para que desenvolvam hábitos que melhorem sua saúde e bem-estar.
Na prática, é uma solução que reduz o volume de visitas ao pronto-socorro, algo fundamental não só em tempos de pandemia — afinal, esse costuma ser um gargalo que gera custos e desperdício nos serviços.
Inteligência Artificial (IA)
O potencial de uso da IA na saúde é grande, sendo essa uma das tecnologias com maior leque de aplicações na área. Um dos pontos de destaque é o diagnóstico. Hoje, é possível tirar proveito de softwares baseados em Inteligência Artificial para analisar imagens do organismo e fornecer informações mais precisas sobre os órgãos.
Algoritmos também são utilizados para processar grandes volumes de dados (Big Data), sobretudo por meio das próprias imagens de exames. O papel da tecnologia aqui é cruzar dados para identificar padrões que possam sugerir um diagnóstico específico. Assim, a própria IA chama a atenção do médico para eventuais problemas em estágio inicial, em que são mais difíceis de serem notados.
Mesmo que não seja algo investigado pela equipe médica, o software pode identificar a anomalia e gerar uma notificação para que aquilo seja analisado. Temos, então, uma tecnologia que otimiza o armazenamento dos dados, aumenta a precisão dos diagnósticos, melhora as tomadas de decisão e ajuda a promover tratamentos de problemas ainda em suas fases iniciais.
Alta Hospitalar
O conceito de médico a distância pode ser ainda mais produtivo quando vem acompanhado de tecnologias inovadoras e estratégias inteligentes. O Alta Hospitalar, da Sharecare, é um bom exemplo disso. O programa foi desenvolvido com o objetivo de promover o acompanhamento necessário para reduzir os casos de reinternação do paciente nos 30 dias após o recebimento de alta.
Seguindo um modelo já consolidado nos Estados Unidos, a Sharecare conta com uma equipe de especialistas para fazer esse acompanhamento depois da saída do hospital ou clínica. Um dos benefícios é fazer com que as pessoas sigam corretamente as orientações médicas, algo que nem sempre acontece e acaba causando a reinternação.
O foco é o bem-estar do paciente e o atendimento é feito por telefone. A enfermeira responsável liga, reforça as orientações pós-alta focadas na recuperação, esclarece dúvidas e orienta o paciente sobre quaisquer sinais e sintomas que precisem de atenção.
Diante de qualquer um desses possíveis problemas, a pessoa tem uma central clínica com uma equipe médica e de enfermagem à disposição 24h. É um serviço bastante simples e que traz um grande retorno sobre o investimento (ROI).
Aplicativo móvel
O Aplicativo Sharecare é uma ferramenta que oferece aos pacientes o acesso facilitado às informações relacionadas à própria saúde. Assim, cada pessoa pode entender melhor suas condições e o que precisa fazer para melhorar a qualidade de vida, melhorar seu nível de bem-estar e evitar o agravamento de eventuais problemas.
Empresas que adotam essa solução promovem o empoderamento dos colaboradores no que diz respeito ao autocuidado. Eles são colocados no centro do sistema de saúde: podem checar seu histórico, acessar conteúdos educativos e consultar serviços personalizados, por exemplo.
Para os gestores, a Plataforma Sharecare oferece um dashboard com informações populacionais que ajudam no desenvolvimento de ações estratégicas. Além disso, são fornecidos materiais para promover o engajamento dos funcionários: peças de comunicação interna digital, templates para e-mail, cartazes, apresentações etc.
Além de facilitar a análise dos dados, a plataforma oferece uma visão panorâmica completa da saúde populacional e gera relatórios em tempo real.
Enfermeira Sara
A Enfermeira Sara é uma solução que conduz interações estratégicas via ChatBot. Esses robôs virtuais foram criados para estabelecer um diálogo com os usuários no ambiente digital. A solução contribui para melhorar a experiência dos participantes dos programas clínicos Sharecare, além de promover mais engajamento nos cuidados com a saúde.
Para complementar, a Enfermeira Virtual Sara coleta dados que são utilizados para alimentar o prontuário eletrônico dos pacientes. Logo, as equipes médicas passam a contar com informações mais detalhadas das condições de saúde e do comportamento de seus pacientes.
Na prática, essa tecnologia ajuda a solucionar problemas simples, otimiza o tempo das equipes médicas, automatiza e centraliza o uso de dados, reduz custos relacionados ao uso dos serviços e melhora a experiência dos participantes. São benefícios valiosos para quem quer melhorar a qualidade de vida da população e promover uma gestão de saúde mais eficaz.
Como você pôde ver, os avanços do médico a distância vão além do atendimento virtual. Com soluções que cobrem toda a jornada do paciente, é possível desenvolver um modelo de Saúde 4.0 na empresa e colher os frutos a curto e longo prazo. Então, coloque essas tecnologias para trabalhar a seu favor.