Mercado de trabalho em um ano de pandemia: algumas áreas estão melhores que antes

A segunda quinzena de março marca um ano do isolamento social imposto a grande parte das cidades brasileiras e essencial para o combate à pandemia do novo Coronavírus. De imediato, as restrições causaram impacto em inúmeras áreas da atividade econômica, afetando diretamente o mercado de trabalho. No entanto, algumas delas apresentam resultados melhores do que antes da pandemia. Dados da Catho mostram que as áreas arquitetura e design; comércio exterior; industrial e telemarketing são as que se destacam agora em 2021, com aumento considerável de abertura de novas vagas.

Motivada pelo boom de reformas e lançamentos de novos empreendimentos imobiliários, a área de arquitetura e design é a que mais aponta crescimento: 153% em fevereiro de 2021, se comparado a fevereiro de 2020. Em seguida, aparece comércio exterior, refletindo, sobretudo, a necessidade de trâmites internacionais para compra, por exemplo, de equipamentos e insumos destinados ao combate à pandemia, com 87% de aumento. Logo depois, uma notícia muito importante à economia, que é a volta da retomada industrial, cuja área aponta crescimento de 56% em fevereiro deste ano. Por último, os cargos relacionados ao segmento de telemarketing que, apoiado pelo crescimento das vendas on-line durante a pandemia, já aponta crescimento de 36% em fevereiro.

“O aumento no número de vagas nessas áreas frente ao mesmo período do ano passado são o retrato da movimentação da economia diante desse fato inédito na história recente da humanidade. No início do isolamento social, em março do ano passado, esses segmentos foram imediatamente impactados de forma negativa. No entanto, após um ano, eles apresentam índices melhores, justamente para dar apoio às necessidades causadas pela própria pandemia”, explica a diretora de Operações da Catho, Regina Botter.

A área da saúde que, desde o ano passado já vinha em ritmo acelerado, entrou em 2021 mantendo o crescimento e fechou fevereiro com uma alta de 10% em relação ao mesmo período em 2020.

Cargos em alta

– Arquitetura e design: pedreiro (65%); design de interiores (30%) e técnico em edificações (29%).

– Comércio exterior: analista de comércio exterior (22%); gerente de comércio exterior (9%) e assistente de comércio exterior (7%).

Industrial: mecânico industrial (57%); operador de máquina (52%); auxiliar de produção (48%); eletricista industrial (48%); gerente de produção (21%) e técnico em automação industrial (21%);

Telemarketing: operador de telemarketing (36%) e assistente de televendas (27%).

Saúde: médico clínico geral (56%); fisioterapeuta (28%) e técnico em enfermagem (24%)

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.