Modelo de remuneração da saúde precisa mudar para não inviabilizar planos, diz especialista em câncer

Os altos custos do tratamento oncológico, aliados ao envelhecimento da população, incorporação de novas tecnologias, judicialização e o atual sistema de remuneração (fee for service) podem inviabilizar os planos com carteira mais envelhecida, segundo a CEO da Oncohealth, Patricia Narciso, que será palestrante do 10º Seminário UNIDAS, que acontece nos dias 30 e 31 de abril, em Brasília.

O cenário já está bastante complexo. Algumas operadoras viram seus custos em oncologia triplicarem em apenas dois anos, colocando em risco o equilíbrio e a saúde financeira dos planos e, consequentemente, o tratamento dos pacientes. E um dos caminhos para amenizar esses efeitos, segundo Narciso, passa pelos programas de prevenção e diagnóstico rápido e precoce dos casos de câncer. “É fundamental que haja investimentos no atendimento primário à saúde que, historicamente, as autogestões sempre fizerem melhor que as operadoras de mercado. Agora, com o advento de novas terapias e a crescente sinistralidade da carteira pela idade, mais do que nunca, essa pode ser a chave para se manter saudável financeiramente”, explica.

O fato é que o câncer se tornou uma doença crônica, que nos próximos 10 anos tende a causar grande impacto nos custos assistenciais para as operadoras de saúde, sobretudo com a incorporação de novas tecnologias. É o caso da imuno-oncologia, que é considerada uma das maiores inovações no tratamento do câncer, porém com elevado custo.

A especialista, no entanto, faz um alerta. “A personalização do tratamento é um grande passo na oncologia e é natural que com o forte apelo social que o câncer tem, os pacientes e familiares criem grandes expectativas sobre o uso de novos medicamentos e procedimentos, no entanto, muitas vezes essa introdução é feita de forma precoce e sem a garantia de que haverá benefícios clínicos aos pacientes e, portanto, deve ser feita com cautela”, finaliza a CEO da Oncohealth.

O 10º Seminário UNIDAS será realizado nos dias 29 e 30 de abril, no Windsor Plaza Hotel, em Brasília, no Distrito Federal. Ao promover o seminário anual, a UNIDAS proporciona a difusão de conhecimento, a troca de informações e o debate de experiências em gestão de saúde para estimular a reflexão com todos os agentes do segmento, proporcionar relacionamento entre as filiadas, seus gestores e os representantes do mercado.

Informações: 10seminario.unidas.org.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.